Depois de quatro meses de discussões, os países membro do Comité Europeu de Normalização (CEN) aprovaram recentemente a Especificação Técnica (TS 17073) para os serviços postais para envio transfronteiriço de encomendas. Em comunicado, a Ecommerce Europe manifesta o orgulho por ter presidido ao trabalho desenvolvido no CEN, no sentido de harmonizar as normas de gestão da cadeia postal e de abastecimento, de forma a permitir apenas um rótulo para as mercadorias entregues ao cliente final.
“Este é um grande passo em frente no sentido da inovação dos serviços de entregas de encomendas transfronteiriços na Europa. Uma das principais causas das dificuldades na entrega de encomendas eram os diferentes regulamentos entre os proprietários das redes, resultando de condições de mercado desfavoráveis para comerciantes online”, aponta a Ecommerce Europe.
A Especificação Técnica alcançou uma taxa de aprovação de 93,75% de todos os membros do CEN, que representa 83,6% da população europeia. A Ecommerce Europe chegou a um consenso envolvendo todos os players na entrega de encomendas. Esta é a primeira vez que as redes fechadas e as especificações abertas podem ser suportadas numa única etiqueta.
Para a organização, esta aprovação é uma declaração clara de que a estratégia da associação europeia de comércio electrónico está de acordo com os fundamentos do mercado. A Ecommerce Europe está empenhada em envolver-se em novas actividades para superar activamente os obstáculos ligados à e-logística transfronteiriça num futuro próximo.
A associação está também a rever o seu manifesto para um melhor mercado de entrega de encomendas na Europa, publicado em Setembro de 2016, para ter em conta a recente votação sobre o selo padronizado e o desenvolvimento da Proposta de Regulamento sobre os serviços transfronteiriços de entrega de encomendas.