A Ibercargo Rail, joint venture criada pela portuguesa Takargo e pela espanhola Comsa, começou a transportar por ferrovia veículos da Renault desde o Porto Seco de Venta de Baños até ao terminal Vale da Rosa, do porto de Setúbal.
O operador português cobrirá durante os próximos 12 meses o serviço para a espanhola Pecovasa Renfe Mercancias. A composição será normalmente formada por 17 vagões, traccionada por uma locomotiva Vossloh Euro 4000 do operador espanhol, com capacidade para 205 automóveis ligeiros.
O comboio tem um comprimento total de 550m, o que é superior ao máximo estabelecido no itinerário em causa. No entanto, “só desta forma se garantia a viabilidade do negócio, legou a que a Infra-estruturas de Portugal analisasse e apresentasse uma solução de compromisso, atribuindo canais horários com carácter excepcional”, refere a Takargo. Nesta primeira fase, o serviço terá uma frequência semanal.
No final do último ano, a Takargo fechou também um acordo para realização de comboios entre o porto de Setúbal e o Seixal, entre a Tersado e a Lusosider. Trata-se de um serviço de transporte de bobinas de aço, cujo cliente final é a Lusosider, com uma frequência de cinco comboio dia, de segunda a sexta-feira. A tracção é garantida regularmente por uma locomotiva 1400, sendo a composição tipo formada por sete vagões de 60´, com três flats cada, permitindo transportar um máximo de 322 toneladas líquidas. Está previsto um volume anual de 250.000 toneladas.