A Ford demonstrou recentemente o seu conceito de veículo autónomo para entrega de encomendas que conjuga furgões e drones. O Autolivery, assim denominado, faz parte do programa “City of Tomorrow” e foi desenvolvido por empregados da companhia.
Sobre o novo veículo, a Ford aponta que “durante mais de meio século, os furgões desempenharam o papel principal nas entregas. Os drones são hoje um fenómeno moderno. Mas os dois juntos podem trabalhar no sentido de melhorar a mobilidade urbana, num dos exemplos da visão da Ford para a «cidade de amanhã»”.
Os novos veículos podem “rapidamente e eficientemente” transportar tudo, desde produtos de mercearia a produtos farmacêuticos para necessidades urgentes, conjugando drones com capacidade para fazer o final do percurso ou acederem a zonas de difícil acesso por via terrestre, como por exemplo um prédio alto ou locais de estacionamento difícil ou pouco seguro.
O veículo eléctrico tem capacidade para recolher e entregar encomendas em áreas urbanas, tendo sido desenvolvido na pela empresa em Xangai, China. A empresa espera ter o um veículo totalmente autónomo, com nível 4 SAE, destinado a aplicações comerciais, como frotas de distribuição de encomendas, em 2021.