A Panasonic anunciou a aquisição de 50,95% da Zetes, empresa dedicada às soluções de identificação e mobilidade, por um total de 149,6 milhões de euros.
Para fechar esta operação, que permitirá à Panasonic impulsionar a sua actividade no sector logístico, a multinacional chegou a acordo com a Zephir Corporation, holding que detém 23,7% das acções da Zetes, e com a Cobepa, detentora de 24,67%. A aquisição, que recebeu luz verde por parte do Conselho de Administração da Zetes, está a aguardar agora a autorização por parte das autoridades competentes. A esta transacção seguir-se-á também uma oferta pública de aquisição obrigatória de todas as acções restantes.
Com sede em Bruxelas, a Zetes prosseguirá com o desenvolvimento dos negócios na área da identificação de bens e acreditação de pessoas, mantendo-se sob gestão de Alain Wirtz, Jean-François Jacques e Pierre Lambert e continuando a operar sob a marca Zetes. O grupo Panasonic tinha anunciado o seu plano de diversificação de linhas de negócio e a sua intenção de realização aquisições de algumas empresas na Europa. Para Hiro Sakamoto, responsável da Panasonic AVC Networks Company, “a estratégia da Panasonic é converter-se num fornecedor líder em soluções logísticas a nível mundial (…)”.