GASNAM gere rota ibérica do Rali LNG Blue Corridor

De 18 de Setembro a 5 de Outubro irá decorrer mais uma edição do Rali LNG Blue Corridor Lisboa-S. Petersburgo, onde estão em destaque os veículos a gás natural, em particular camiões de GNL. As etapas ibéricas contam com o apoio logístico da GASNAM, Associação Ibérica de Gás Natural para a Mobilidade.

Este rali, que se realiza anualmente, visa reforçar os objectivos do projecto europeu LNG Blue Corridors, aprovado em 2013 e coordenado a partir de Espanha, cuja tónica é promover o potencial do gás natural liquefeito enquanto combustível alternativo aos derivados do petróleo no transporte rodoviário de mercadorias, tanto nacional como internacional.
Com a partida marcada para o dia 18 de Setembro, em Lisboa, os participantes terão pela frente 5.700 km através das estradas europeias que os levarão até S. Petersburgo, onde está previsto chegarem no dia 5 de Outubro. Objectivo da iniciativa? Evidenciar as potencialidades reais do transporte a gás natural, enquanto combustível economica e ambientalmente sustentável nas rotas transeuropeias.
Na Península Ibérica o rali é composto por várias etapas, onde se inclui o percurso Lisboa – Madrid – Zaragoza – Barcelona, além das duas etapas prévias Olaberría (Guipúzcoa) – Porto – Lisboa. O início e o fim de cada uma ocorre em estações de serviço com postos de abastecimento de gás natural, de diferentes empresas comercializadoras do combustível e membros da GASNAM, onde os participantes poderão reabastecer as suas viaturas tanto com gás natural liquefeito como comprimido.
As etapas ibéricas contam com a participação de camiões russos a GNL das marcas Ural e Kamaz, veículos Iveco e Scania, além de viaturas dual fuel (diesel-gás natural).
De realçar que a GASNAM tem actuação ibérica e em Portugal, como membros, conta já com entidades como o grupo Dourogás, Galp ou a Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

Partilhar este artigo...Share on Facebook0Share on LinkedIn0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Print this pageEmail this to someone