Artigos

Milésimo ETV 216i entregue à Penny Market em Itália

Há dois anos, a Jungheinrich apresentou o ETV 216i ao público pela primeira vez. Tornou-se no primeiro empilhador com um novo conceito de bateria com a tecnologia de iões de lítio. Uma estreia mundial que estabeleceu padrões em termos de design, ergonomia e agilidade. Agora, a Jungheinrich vendeu o seu milésimo ETV 216i à cadeia alimentar Penny Market, em Itália, ler mais…

Terminal XXI: PSA Sines adjudica expansão

A PSA SINES, concessionária do Terminal de Contentores do Porto de Sines (Terminal XXI), adjudicou a primeira fase de expansão desta infraestrutura portuária ao agrupamento concorrente MOTA-ENGIL, ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, S.A. / ETERMAR – ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, S.A. na sequência do concurso lançado em Agosto passado. Esta fase da ampliação compreende a construção de mais 204 metros de cais por ler mais…

Parfois reforça rede logística e distribuição com novo sistema de separação

A Parfois investiu num novo sistema de separação com o objectivo de reforçar a sua rede de distribuição e abastecimento de produtos. O novo sistema de triagem foi desenvolvido para fazer face às necessidades e rapidez exigidas pela estratégia comercial da empresa, segundo comunicado. Localizado no centro de distribuição de 45.000 m2 do Porto, foi instalado numa área de 4.000 ler mais…

Henkel inaugura centro logístico automatizado em Barcelona

A Henkel inaugurou um novo armazém automatizado de última geração na Península Ibérica, especificamente nas suas instalações em Montornés del Vallés (Barcelona). Este novo armazém para a unidade de negócio de Laundry & Home Care representa um avanço rumo à Indústria 4.0 e contou com um investimento de 22 milhões de euros. Segundo a empresa, esta expansão das instalações aumentará ler mais…

DB Schenker constrói terminal de última geração no sudeste da Polónia

A DB Schenker anunciou um investimento de mais de 10 milhões de euros num terminal de última geração de transporte terrestre que será construído nas proximidades de Rzeszow, no sudeste da Polónia. O novo terminal, que abrirá no primeiro trimestre de 2021, assumirá as operações da filial de Rzeszow. O investimento resultará em quase 6.000 m² de espaço para um ler mais…

Teletrabalho, liderança e confiança: o exemplo tem de vir de cima

Num anterior artigo intitulado “O teletrabalho e o isolamento dos chefes” (LM 175) chamei a atenção para a incompatibilidade entre o teletrabalho e a cultura de “presentismo” que ainda impera em muitas organizações, brincando com a hipótese de os propalados receios em relação ao isolamento dos trabalhadores remotos fosse, na realidade, a expressão do temor de solidão dos próprios chefes, ler mais…

Garcias: É altura de dar asas às oportunidades

Fundada em 1981, a Garcias tem trilhado um caminho de sucesso tornando-se na maior empresa privada portuguesa no sector da distribuição de vinhos e bebidas espirituosas. Com cerca de 10 mil clientes activos e 400 fornecedores atingiu, em 2019, um volume de facturação de cerca de 86 milhões de euros. Apesar da sua forte componente na área dos vinhos e ler mais…

Redução pegada ambiental da cadeia alimentar: Unilever investe mil milhões de euros em alimentos de origem vegetal

A Unilever anunciou hoje uma nova meta de vendas globais de mil milhões de euros de alimentos de origem vegetal alternativos à carne e lacticínios, nos próximos 5 a 7 anos. Estas metas são parte da iniciativa “Future Foods”, lançada com o objectivo de ajudar as pessoas a transitarem para dietas mais saudáveis e, assim, contribuírem para a redução da ler mais…

Vacinas COVID-19: Cadeias de frio a -80 graus celcius

Com o aparecimento de notícias animadoras sobre a disponibilidade até ao fim do ano de vacinas para a COVID-19, o único factor que pode por fim à pandemia e permitir que a vida volte ao normal, começam a colocar-se problemas de ordem prática, muitos destes que vão ter de ser resolvidos pelo sector da logística. O primeiro problema é que ler mais…

Galp reforça posição como empresa mais sustentável da Europa

A Galp voltou a obter a classificação de empresa mais sustentável da Europa no seu sector durante 2020 e a terceira melhor a nível mundial, de acordo com os critérios do Dow Jones Sustainability Indices (DJSI). No DJSI Europe, a Galp classificou-se no primeiro lugar entre as suas pares do sector de Oil & Gas Upstream & Integrated que foram ler mais…