Artigos

Fábrica Stellantis de Mangualde iniciou produção em série de viaturas elétricas

O Centro de Produção Stellantis de Mangualde deu início, no passado dia 1 de outubro, à produção em série dos veículos 100% elétricos Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Fiat e-Doblò, Opel Combo-e e Peugeot E-Partner e E-Rifter, nas versões de Passageiros e Comerciais Ligeiros, destinados aos mercados doméstico e de exportação.   Em resultado de um investimento de 119 milhões ler mais…

Continental entre as empresas mais sustentáveis do mundo

A Continental foi reconhecida pela revista norte-americana Time e pela plataforma global de gestão de dados e inteligência empresarial Statista como uma das 500 empresas mais sustentáveis do mundo em 2024.   Foram avaliadas 5.000 empresas com base na sua estratégia e relatórios de sustentabilidade, bem como em mais de 20 indicadores-chave, incluindo a intensidade das emissões, o consumo de ler mais…

Marcas próprias do LIDL geraram quase mil milhões de euros para Portugal em 2023

O Estudo de Impacto Socioeconómico, realizado pela consultora Forvis Mazars, revela que em 2023, os resultados das marcas próprias do Lidl corresponderam aproximadamente a um terço da contribuição económica total da empresa para o país, que no passado ano se traduziu em 3.078 milhões de euros, representando 1,2% do PIB português. Cerca de 50% dos produtos de marca própria do ler mais…

Quatro cenários geopolíticos que os executivos devem considerar na próxima década

O atual contexto geopolítico marcado por conflitos e tensões nas relações entre os países tem impulsionado um clima de incerteza. De acordo com o estudo “Geopolitical Risk Is Rising. Here’s How CEOs Can Prepare”, realizado pela Boston Consulting Group (BCG), os líderes empresariais devem reforçar a monitorização do contexto geopolítico e incorporar potenciais desenvolvimentos na tomada de decisão podendo guiar-se ler mais…

Jungheinrich e Pannatoni Alemanha estabelecem parceria para projetos de armazéns “chave-na-mão”

A Jungheinrich, especialista em soluções intralogísticas, anunciou que estabeleceu uma parceria estratégica com a Panattoni Alemanha, promotor industrial, de forma a disponibilizar, em conjunto, armazéns logísticos “chave-na-mão” e sustentáveis sob o nome “All-in-One Warehouse Solution”.   Esta cooperação combina a experiência da Panattoni no desenvolvimento imobiliário com a destreza intralogística da Jungheinrich. “Os clientes são apoiados ao longo de todo ler mais…

APED pede simplificação de processos e mais apoio a instituições

O setor do Retalho e Distribuição quer continuar a dar passos para reduzir ainda mais o desperdício gerado nas suas operações e influenciar positivamente fornecedores e consumidores para a adoção de boas práticas.   Para isso, a APED e os seus associados apelam aos decisores nacionais para a necessidade de eliminar obstáculos à doação de alimentos, nomeadamente no seu enquadramento ler mais…

O impacto da tecnologia na criação de cadeias de abastecimento mais eficientes

eficientes A gestão de uma cadeia de abastecimento pressupõe a criação de um processo integrado que consiste no planeamento, produção, fornecimento e entrega dos produtos finais num determinado ponto. Atualmente, a complexidade inerente a todo o circuito assenta num conjunto de soluções tecnológicas capazes de melhorar algumas das componentes da cadeia de abastecimento, sempre numa perspetiva colaborativa ao trabalho realizado ler mais…

European Real Estate Logistics Census indica aumento da procura por imóveis logísticos nos próximos anos

O quarto European Real Estate Logistics Census foi realizado durante o verão de 2024 pelos analistas de mercado da cadeia de abastecimento Analytiqa em nome da Tritax EuroBox plc, um investidor em logística imobiliária na europa, e pela Savills, consultora imobiliária internacional. Responderam 642 ocupantes, investidores, promotores, proprietários, gestores de ativos, consultores e agentes de todo o mercado europeu. Pedro ler mais…

Prazo de concessões portuárias aumenta para 75 anos

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, anunciou no passado dia 23 de setembro que o prazo máximo das concessões portuárias irá aumentar dos atuais 30 para 75 anos. Hugo Espírito Santo referiu que em breve será publicado o Decreto-lei que define a estratégia para os portos nacionais, que está sustentada no plano 5 +: mais crescimento, mais ler mais…

Luís Simões instala novo WMS para gerir centros logísticos e de cross-docking na Ibéria

A Luís Simões escolheu o Reflex WMS, a solução de software desenvolvida pela Reflex, uma unidade de negócios do Grupo Hardis, para gerir o conjunto dos seus 58 centros logísticos e de cross-docking em toda a Península Ibérica. Esta decisão estratégica insere-se na vontade da empresa de melhorar a eficácia e a fiabilidade das suas operações e de se dotar ler mais…