InPost Portugal adere ao Pacto Mundial das Nações Unidas

A InPost anunciou que formalizou a adesão das suas filiais em Espanha e Portugal ao Pacto Global das Nações Unidas, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Com este passo, a empresa reafirma o seu compromisso com os Dez Princípios do Pacto Global, que abrangem as áreas de direitos humanos, normas laborais, meio ambiente e luta contra a corrupção, e com a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Segundo comunicado, a estratégia de sustentabilidade da InPost articula-se em torno de três eixos: impulsionar um estilo de vida mais responsável através da inovação, reduzir o impacto ambiental da logística com soluções de baixa emissão e promover o desenvolvimento dos seus colaboradores e parceiros estratégicos. Entre os objetivos definidos, destacam-se os relativos à descarbonização com base científica nos três âmbitos das emissões de gases com efeito de estufa aprovados pela SBTi, o compromisso de ampliar o grupo de beneficiários dos programas sociais e os planos para desenvolver programas de igualdade e diversidade na empresa.

O modelo de entrega em Locker é inovador na sua abordagem, pois responde às necessidades dos clientes, em torno dos quais toda a nossa proposta é construída. Com base nas suas avaliações, a InPost desenvolve soluções que melhoram a qualidade e a eficiência das entregas, ao mesmo tempo que analisa o impacto destas soluções no meio ambiente e nas necessidades dos membros da comunidade.

Como complemento a este modelo, a empresa introduziu iniciativas adicionais que reforçam ainda mais o seu impacto positivo: a incorporação de um camião 100% elétrico na sua frota de distribuição urbana, bem como a utilização de aço sustentável XCarb® da ArcelorMittal no fabrico dos seus Lockers, o que permite reduzir até 64% das emissões de CO2 no processo de produção.

“Na InPost, acreditamos que a logística pode e deve fazer parte da solução para os desafios climáticos”, afirma Sandra de Diego, ESG and Sustainability Manager da InPost na Península Ibérica. “O nosso modelo de entrega NÃO em casa já representa um grande passo para reduzir o tráfego e as emissões nas cidades. Mas queremos ir mais longe: iniciativas como a eletrificação da frota ou a utilização de materiais sustentáveis nos nossos Lockers são essenciais para avançar em direção a um futuro logístico mais eficiente e responsável”.

Written by