Jungheinrich mantém desempenho “razoável” num mercado que regista uma quebra de 9%

A Jungheinrich AG conseguiu alcançar um desempenho razoável no primeiro trimestre de 2020 considerando o período especialmente difícil que a economia mundial atravessa. Nos três primeiros meses do ano, as encomendas estiveram ao mesmo nível, em valor, do ano anterior. As encomendas recebidas por unidade caíram 3% em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto o mercado global de equipamentos de movimentação de carga caiu 9%. A receita caiu 3%.

A empresa especialista em intralogística diz que a sua produção continua a um nível ajustado e as cadeias de abastecimento «estão praticamente intactas». As várias filiais do grupo mantiveram as suas operações sem «grandes restrições`», apesar da implementação de medidas de contingência pelos vários governos. Os técnicos do serviço pós-venda «continuam no activo em todo o mundo, mediante as condições de funcionamento locais».

Lars Brzoska presidente do conselho de administração da Jungheinrich AG adianta que a prioridade da Jungheinrich é proteger a saúde dos funcionários e clientes e salvaguardar a sua capacidade de entrega. «Os nossos esforços no último Verão para tornar a empresa mais resistente às intempéries foram agora recompensados e, portanto, pudemos reagir imediatamente aos primeiros sinais de crise», diz o responsável sem avançar com uma previsão para o resto do ano.

«A Jungheinrich possui um modelo de negócios orientado para o futuro, uma sólida reserva de liquidez e uma demonstração saudável da posição financeira. Através do seu trabalho dedicado, as nossas equipas em todo o mundo estão a ajudar-nos a superar os desafios, através da nossa gestão de crises. Estou firmemente convencido de que, com base nisso, sairemos mais fortes desta crise», adiantou o responsável que não deixou de agradecer «a todos os clientes, parceiros e fornecedores pela sua cooperação nestes tempos difíceis, assim como a todos os funcionários da Jungheinrich, que têm apresentado um desempenho excepcional. Com o seu trabalho, garantem que importantes cadeias de abastecimento de empresas que funcionam em áreas críticas, como produção e distribuição de alimentos, produtos farmacêuticos, equipamentos médicos, supermercados e transporte, possam funcionar sem percalços em todo o mundo. Estamos orgulhosos do esforço especial e da solidariedade da nossa equipa».

 

Mercado Global de equipamentos em queda no 1º trimestre

Segundo dados avançados pela Jungheinrich, no primeiro trimestre de 2020, o volume do mercado global de equipamentos de movimentação de carga decresceu 9% em relação ao ano anterior, em igual período. «Este declínio é resultado, em grande parte, da redução acentuada da procura na China, onde a pandemia de COVID-19 já tinha atingido o seu ponto alto no primeiro trimestre de 2020». O segmento de produtos de empilhadores contrapesados movidos a motor IC (combustão interna) é o mais afectado.

As encomendas de equipamentos, com base em unidades, que incluem pedidos de máquinas novos e para aluguer a curto prazo, totalizaram 32,1 mil unidades no primeiro trimestre de 2020, o que equivale a uma queda de 3% em relação ao ano anterior (33,2 mil unidades). Em valor, os pedidos recebidos para todas as áreas de negócios – máquinas novas, aluguer de curto prazo e equipamentos usados, bem como o serviço pós-venda – atingiram os 1.016 milhões de euros (1.021 milhões de euros, em igual período de 2019).

Written by