ID Logistics aposta em veículos a gás e em novos formatos

O operador logístico ID Logistics incorporou à sua frota camiões movidos a gás natural liquefeito (GNL) para rotas de longa distância na Península Ibérica. Além disso, está a apostar também nos seus primeiros megatrailers de 25,25m.

Com esta aposta, a ID Logistics “continua com a sua estratégia de melhoria da competitividade, com foco no serviço de transporte de carga completa”. Neste sentido, dentro da sua política anual de renovação da frota, o operador concentra esforços na detecção de novas tecnologias e recursos que o ajudem em elaborar “uma oferta de valor sustentável, balanceando entre eficiência, custo e sustentabilidade”.

Para Carlos Alonso, director da área de transporte da ID Logistics, “graças à espectacular evolução da tecnologia, aplicada a este tipo de veículos, actualmente já se considera a tracção por gás como uma alternativa viável em termos de rendimento, carga útil e versatilidade”.

Pela mão de clientes, como Carrefour, Puig e Heineken, todos com um alto compromisso meio ambiental, a ID incorporou na sua frota este ano camiões propulsionados por gás liquefeito, para rotas de longa distância dentro da Península Ibérica, com prestações comparáveis às de um veículo diesel.

Os benefícios são múltiplos. Por um lado, a melhoria da qualidade do ar, já que se elimina praticamente os contaminantes atmosféricos: menos 70% de NOx, menos 99% de partículas em suspenção e 90% de NMHC relativamente aos limites da norma Euro 6. Com a aquisição destes camiões, a ID mitiga o aquecimento global ao reduzir consideravelmente as emissões de CO2, bem como a poluição acústica.

O portfolio dos clientes da ID Logistics conta com um amplo leque de actividade, com especial destaque para os sectores automóvel, indústria e alimentação e bebidas. Este último, claramente afectado pela evolução do consumo após um período de desaceleração seguido por uma discreta mas constante recuperação, requere propostas que melhorem a eficiência das operações, sem perder de vista critérios de sustentabilidade. Em resposta a esta necessidade de mercado, a ID Logistics incorpora este ano os seus primeiros megatrailers de 25,25m.

Os novos veículos, com uma capacidade de carga máxima de 60 toneladas e 51 paletes, cobrirão principalmente as rotas de Madrid e Barcelona. As principais mais-valias da sua utilização residem no facto de mediante a sua utilização não serem necessários tantos envios. “Ao nível da eficiência, conseguimos uma redução dos custos logísticos ao reduzir o preço da tonelada por km”, aponta a empresa. Além disso, “do ponto de vista meio ambiental, ao incorporar camiões de maior capacidade e reduzir o número de camiões standard, reduzimos as emissões de CO2, por tonelada transportada, em cerca de 10% e 14% em partículas poluidoras”.

Partilhar este artigo...Share on Facebook0Share on LinkedIn34Tweet about this on TwitterShare on Google+0Print this pageEmail this to someone