Funchal e Portimão vão ter ligação semanal por ferry

O governo regional da Madeira vai lançar um concurso internacional para uma ligação semanal por ferry-boat, de transporte de carga e passageiros, entre o arquipélago e o continente. O procedimento já recebeu luz-verde de Bruxelas e deverá avançar nas próximas semanas, sendo financiado pelo orçamento regional em 3 milhões de euros anuais, a título de indemnizações compensatórias, durante o período de concessão, noticiou o Público.

O caderno de encargos, divulgado pela imprensa local, determina que o operador efectue pelo menos uma ligação semanal entre o Funchal e Portimão, sem interrupções, e a uma velocidade obrigatória suficiente de pelo menos 21 nós, cerca de 39 Km/h, para que seja cumprida a viagem em menos de 24 horas.
As especificações do ferry, a ser apresentado pelos interessados a concurso, deverá ter um máximo de 175 metros de comprimento, com o calado a não exceder os 6,5 metros, para garantir a operacionalidade no porto do Funchal, e poder transportar no mínimo 300 passageiros.
De acordo com o Público, a linha vai igualmente transportar automóveis e carga rodada, que será o core business da operação, pois “a ideia é encurtar o tempo de viagem das mercadorias entre a Madeira e o continente – actualmente são cerca de quatro dias por transitário – e emagrecer a factura do consumidor final”.

Partilhar este artigo...Share on Facebook37Share on LinkedIn0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Print this pageEmail this to someone