Desafio ao senso comum, Lean | Capítulo II

Cresce a perceção que a excelência alcançada pelas empresas japonesas e orientais se deve ao desenvolvimento de teorias e ferramentas que alavancam princípios de qualidade, produtividade e controlo de custo.
Estudar um pouco do Sistema Toyota de produção leva-nos a um paradoxo corporativo que continua distante de algumas realidades no panorama nacional.
A constante ambição por desafios eleva a fasquia para o desenvolvimento de novas ideias. Valorizando tanto pequenas melhorias incrementais como grandes desenvolvimentos tecnológicos, que caminham em paralelo no ambiente corporativo.
Seguem alguns pressupostos para um melhor enquadramento na filosofia:

⦁ Investimento constante em formação e disseminação de matriz de habilidades sólida entre posições. A cultura Lean vê os colaboradores não apenas como elementos puramente produtivos, mas sim como elementos que acumulam sabedoria e experiência no processo. Este facto, aliado ao constante investimento em capacitação, levará ao desenvolvimento de novas ideias e projetos provenientes dos colaboradores alocados ao processo e o constante desafio pela melhoria tornará o ambiente mais propício.
A possível aplicação de matriz de habilidade e de A3 de 9 etapas para projetos poderá solidificar a componente processual para o desenvolvimento de pessoas e projetos.
⦁ Visão do estado futuro
Os responsáveis de operações que adotam o Lean compartilham uma meta comum. Uma visão intrínseca do estado ideal e/ou futuro do processo produtivo ao qual pertencem, pelo que existe um inconsciente de procura constante pela superação quanto aos entregáveis e execução de processos diários.

Seguem alguns pontos relevantes para a quebra de paradigmas e superação no ambiente produtivo:
⦁ Existem defeitos a assinalar no produto?
⦁ Foram verificadas quebras ou gargalos no processo?
⦁ Pode ser produzido sem despedícios (materiais, mão de obra, energia, entre outros)?
⦁ Pode ser entregue de imediato?
⦁ Pode ser produzido na quantidade solicitada?

No encalce desta visão existem pontos fundamentais para a manutenção dos níveis de motivação e ansiedade. O mindset deve ser enquadrado com a noção de que devem ser dados pequenos passos incrementais, um erro ou desafio deve ser encarado como uma “benção” e todo o caminho deverá ser pautado por uma dose enorme de resiliência face ao target.
Companhias como a Toyota encaram o alcance de metas impossíveis com pensamentos e análises profundas, contudo, aplicando uma metodologia segura de melhorias incrementais e sólidas.

⦁ Aplicação de uma matriz de desdobramento estratégico Hoshin Kanri
A consistência de um planeamento estratégico e controlo sistémico dos processos e resultados é fundamental para qualquer operação com necessidade de crescimento.
A ferramenta Hoshin Kanri poderá exercer excelentes resultados dentro da sua organização.
Mas qual o significado literário de Hoshin Kanri ?
⦁ Ho – direção
⦁ Shin – Foco
⦁ Kan – Alinhamento
⦁ Ri – lógica

O processo de Hoshin Kanri é por princípio democrático, torna os planos claros e de simples entendimento, sendo esta ferramenta aplicada para o desenvolvimento e fluidez de informação desde a alta gestão até ao ambiente produtivo. E todos, sem exceção, devem entender a mensagem de que forma a que possam colaborar ativamente no alcance das metas.

Quando tentamos entender a ferramenta, o diagrama poderá parecer um pouco complexo, porém, o ponto de partida será sempre em primeira mão a Visão Estratégica, passando depois pelo desenvolvimento de passos lógicos até conclusão do programa.

Uma das atrações desta ferramenta é o desenvolvimento de um programa e estratégia único e adaptado ao qual irá refletir uma visão Estratégica concreta da organização.
“We are always optimizing to enhance the happiness of every customer as well as to build a better future
for people, society, and the planet we share. This is our duty. This is Toyota.” Toyota Values

Tiago Baldaia, responsável de gabinete técnico Outsourcing na Adecco

Written by