Da automatização do armazém ao outsourcing logístico

Com uma oferta de mais de 5 mil referências vocacionadas sobretudo para o bricolage, mas também para o profissional, a Madeira & Madeira detém, nas suas instalações à entrada da Mealhada, um armazém automático e informatizado com uma área de 22 000m2. «Em 2009 quando inaugurámos as actuais instalações construímos um espaço, não a pensar nas necessidades da altura, mas antecipámos o futuro para muitos anos em termos de capacidade logística», adianta Nuno Bernardes, assessor da administração. Para além de servir as necessidades comerciais da empresa, este armazém robotizado está agora também disponível para fazer outsourcing de logística.
Para isso foi criado o serviço da Mader Logística que visa atrair empresas que queiram fazer outsourcing da armazenagem com ou sem outros serviços logísticos, assim como criar parcerias com empresas de logística que tenham situações pontuais de excesso de armazenamento e que necessitem de um parceiro na região centro para colocar provisoriamente a mercadoria. O responsável explica que «o objectivo é que os clientes foquem a sua atenção no seu negócio comercial e nos entreguem a sua logística, pois temos essa capacidade. Substituem assim custos fixos associados à gestão de um armazém por um custo variável que depende das suas necessidades de armazenamento».
Este projecto germinou o ano passado, quando uma empresa importadora precisou que a Madeira & Madeira ficasse com as suas paletes e que fizesse temporariamente a recepção dos contentores, a conferência dos mesmos, o armazenamento da mercadoria e disponibilizasse os produtos à medida que fossem necessitando para executar as suas encomendas. O “sucesso” desta experiência de outsourcing levou ao lançamento do projecto Mader Logística que se destina a clientes que tenham necessidades pontuais ou permanentes.

Automatização do armazém

O espaço de armazenagem é composto por 3 tipologias de armazém. Um armazém clássico com estanteria, com capacidade para 1200 paletes, um armazém automático de paletes e um armazém automático de caixas. O armazém detém 6 cais de carga, 3 cais de descarga e um misto. Nos cais de descarga de contentores a mercadoria é descarregada, conferida e armazenada.
Existe também um espaço no armazém para artigos fora de formato (ex. escadas). As encomendas para exportação vão sendo preparadas e acondicionadas neste espaço à espera que venha o contentor para carregar. É um espaço aberto que serve ainda, quando necessário, para mercadoria que chega e sai (cross docking).
O armazém automático de paletes conta com 3 transelevadores, capaz de arrumar e retirar paletes para a esquerda e direita, num comprimento de 122 paletes e altura de 8 (mais de 20 m de altura). Aqui podem ser armazenadas 5856 paletes, com altura até 2 m. São executadas 6 encomendas em simultâneo em dois postos diferentes. É utilizado um método de pick to light que permite ao colaborador saber onde deve colocar o artigo, sem ter a preocupação de saber quem é o cliente. Este armazém tem espaço para colocar mais um transelevador, caso seja necessário aumentar a sua capacidade.
O armazém de caixas foi feito em resposta à necessidade das empresas do sector e já está a trabalhar na sua capacidade máxima. «Os nossos clientes não querem ter stock ou querem ter o mínimo possível e se puderem compram duas unidades de um produto em vez de comprarem uma caixa com 50. Por isso, entregamos quer caixas completas quer unidades», esclarece Nuno Bernardes, adiantando que «para executar pequenas quantidades não faz sentido estar a chamar uma palete com duas mil unidades de um produto para tirar duas unidades. O custo energético e de tempo que envolve ir buscar a palete, retirar o produto, fechar a palete é maior do que ter uma caixa para executar pequenas quantidades de produtos». Este armazém tem dois miniloads com capacidade para manusear dois tabuleiros em simultâneo. Tem capacidade para 3392 tabuleiros com altura variável.
Também no armazém de caixas é feito o picking. São separadas 10 encomendas em simultâneo com gestão de prioridades e de stock. Enquanto no armazém de paletes é mono referência, uma palete só tem um tipo de artigo, no armazém de caixas cada uma tem pequenas unidades de multiproduto. O responsável refere mesmo que «o armazém de caixas acaba por ser mais eficiente e rápido do que o de paletes».
Do armazém automático de paletes para a área de negócios da Mader Logística estão disponíveis cerca de 1000 paletes para aluguer, para além de espaço disponível no armazém de caixas.

Leia o artigo na íntegra na edição impressa nº 168 da revista Logística Moderna

Written by