Os contentores com os equipamentos e materiais desportivos para os 92 atletas da Equipa Portugal, que irão participar nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, chegaram ontem à Aldeia Olímpica, transportados pela operadora logística Rangel Logistics Solutions.
Nuno Rangel, CEO da Rangel Logistics Solutions, diz que foram «muitos os desafios desde o início desta operação, começando pela situação pandémica provocada pela covid-19, que por sua vez causou constrangimentos acentuados no transporte marítimo. Também, o bloqueio do canal Suez agravou as perturbações nas rotas marítimas, afectando directamente esta operação».
Entre equipamentos médicos e de fisioterapia, produtos alimentares, equipamentos desportivos e de caracterização do espaço de Portugal na Aldeia Olímpica, foram mais de dez toneladas que seguiram, desde Setúbal, no primeiro contentor a caminho da capital nipónica.
Da total de 40.000 artigos enviados para Tóquio encontram-se 1.500 artigos entre material médico e de fisioterapia, 800 artigos de equipamentos desportivos de ginásio e de apoio às competições de diversas modalidades, 32.000 artigos de caracterização e de apoio à operação de gestão da Missão de Portugal na Aldeia Olímpica e 5.500 produtos alimentares.
A Rangel Logistics Solutions, parceiro olímpico do Comité Olímpico de Portugal estabeleceu um acordo de exclusividade, tornando-se assim o “Operador Logístico Oficial do Comité Olímpico de Portugal”. Este acordo, traduz-se em assegurar toda a operação logística para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, tanto para o porto de Yokohama, para a competição de vela que se realiza em Enoshima, como para a aldeia olímpica em Tóquio.