Tetra Pak inova e reduz pegada de carbono

A Tetra Pak introduziu nos pacotes de bebidas uma solução que substitui a tradicional camada de alumínio, por uma nova barreira à base de papel. Esta inovação aumenta o conteúdo de papel nas embalagens até cerca de 80% e, quando combinada com polímeros de origem vegetal, “eleva o conteúdo renovável rastreável até 92%, reduzindo a pegada de carbono até 43%”, diz a empresa.

Para acelerar o desenvolvimento deste material de embalagem asséptica, a Tetra Pak anunciou que vai investir 60 milhões de euros numa nova fábrica-piloto de barreira à base de papel em Lund, na Suécia. Esta instalação também vai permitir fornecer aos clientes informação valiosa sobre a nova solução ao longo de todo o processo de fabrico, desde a criação da barreira até à produção do material da embalagem e ao enchimento.

Joakim Tuvesson, Vice President Materials & Package da Tetra Pak, destaca: “Ao expandirmos as nossas instalações e reforçarmos as parcerias estratégicas, o objetivo é disponibilizar a nossa inovadora barreira à base de papel a um maior número de clientes, acelerando a transição para materiais de embalagem mais sustentáveis. Esperamos iniciar a produção e receber os primeiros clientes na nova fábrica-piloto no primeiro trimestre de 2027.”

Este investimento integra o compromisso contínuo da Tetra Pak de investir aproximadamente 100 milhões de euros por ano, até 2030, no desenvolvimento de soluções de pacotes de bebidas sustentáveis. Segundo a empresa, “primeira embalagem asséptica para bebidas do mundo com uma barreira à base de papel foi lançada em 2023, em parceria com um produtor de lacticínios português, estabelecendo um novo referencial e que valeu à Tetra Pak o prémio de – Eficiência de Recursos – nos Sustainable Packaging News Awards 2024.

Written by