O terminal YILPORT Liscont, situado no Porto de Lisboa, registou um crescimento sustentado nos volumes movimentados. Em abril deste ano, o terminal movimentou 23.020 TEU (unidade equivalente a um contentor de 20 pés), um aumento de 35% face ao mesmo mês de 2024.
“A progressão entre março e abril de 2025 foi ainda mais expressiva, com um acréscimo de 42% – passando de 16.212 TEU para 23.020 TEU, evidenciando o ritmo acelerado do crescimento da atividade no terminal”, explica a empresa em comunicado.
No acumulado dos primeiros quatro meses de 2025, o YILPORT Liscont processou 75.493 TEU, o que reflete um crescimento próximo dos 25% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No total deste volume, a exportação representou 52%, enquanto a importação correspondeu a 48%.
A performance positiva assenta numa combinação de fatores estruturais e operacionais, impulsionados por um relevante investimento na sua infraestrutura que dotou o terminal dos mais avançados e modernos meios de movimentação e tecnológicos a nível mundial. O terminal beneficia agora de uma rede de nove serviços regulares com ligações diretas aos principais hubs internacionais além de conexões diretas com mercados estratégicos na América do Sul, África e Mediterrâneo.
Apresenta ainda uma forte integração com a rede ferroviária, possibilitando uma maior eficiência e intermodalidade logística, melhorando as conexões, reduzindo a pegada carbónica e estando focado na redução de custos para o cliente, como é o caso do novo shuttle ferroviário com Alverca, ou das conexões já existentes com o Porto, Entroncamento ou Alfarelos.
Acompanhando o ritmo de crescimento e reforçando a sua capacidade operacional, YILPORT Liscont encontra-se atualmente em fase de expansão. Estão em curso obras que envolvem a demolição de edifícios antigos para aumentar significativamente a capacidade de armazenamento e gestão de cargas.
Paralelamente, está a ser construído um novo edifício operacional e a nova infraestrutura será implantada numa área anteriormente utilizada como parque de estacionamento para veículos pesados, a qual está a ser requalificada de forma a garantir melhor organização, funcionalidade e capacidade no futuro.
A conclusão deste projecto de expansão está prevista para 2026, o que irá posicionar o terminal com ainda maior eficiência e competitividade no contexto portuário.