Queijos Santiago adquire nova unidade de produção

Queijos Santiago

Queijos SantiagoQueijos Santiago adquire nova unidade de produção em Azeitão

9 de Dezembro de 2015

A Queijos Santiago, produtora nacional de queijo fresco, acaba de adquirir uma nova unidade de produção de queijo de Azeitão DOP, passando a dispor de quatro unidades de produção em Portugal. A nova unidade terá grande impacto na organização logística da empresa.

 

“A aposta no Queijo de Azeitão concretiza a estratégia da empresa em reforçar a gama de queijos curados regionais, sendo que no sector do queijo fresco somos já líderes de mercado e a maior produtora nacional”, refere João Santiago, CEO da empresa.

A nova unidade tem capacidade de produção de 5.000lt/dia e ficará dedicada ao queijo de Azeitão DOP, requeijão de ovelha e outros queijos da região. À Logística Moderna, João Santiago salienta que “esta nova unidade terá um grande impacto na nossa organização logística porque conseguiremos aliviar o actual armazém”. O novo espaço tem capacidade para 1000 paletes, o que permitirá à empresa preparar “muitas encomendas nesta unidade produtiva”.

Segundo refere o mesmo responsável, as quatro unidades de produção “enviam diariamente tudo o que produzem para um armazém central, com aproximadamente 2.000m2 e capacidade para 1.500 paletes”. Neste armazém, a empresa concentra toda a sua produção e prepara as encomendas por ponto de entrega. “Temos cerca de 200 referências de produtos próprios e de parcerias para entregar em 3.000 destinatários”, explica, acrescentando que “a maior parte das entregas são feitas com frota própria, recorrendo pontualmente a subcontratados”.

João Santiago refere que os produtos da empresa são, na sua maioria, com validades muito reduzidas, “o que obriga a uma gestão de tempos de entrega muito curtos”. Por este motivo, a Queijos Santiago conta com um plano “muito bem estruturado e organizado”, desde que recebe as encomendas à entrega em loja. “Temos de ser muito rigorosos com os horários para que tudo corra da melhor maneira”, diz.

Com um investimento de um milhão de euros, no prazo de três anos, a empresa reforça assim o seu portfolio com um dos queijos DOP (denominação de origem protegida) “mais importantes do país, sendo que já produz e comercializa o Queijo de Nisa DOP”. A empresa conta agora com unidades de produção em Montemuro (Mafra), Monforte (Portalegre), Gaia (Maia) e Palmela (Setúbal).

Este ano, a Queijos Santiago, empresa familiar com capital 100% português, prevê registar um crescimento de 5% face ao ano anterior, no qual registou um volume de negócios de 36,6 milhões de euros. Actualmente produz cerca de 150.000 queijos diariamente, detendo uma quota de mercado de 70%.

Written by