Procura de instalações logísticas urbanas aumentará no futuro

A procura de instalações logísticas urbanas aumentará no futuro. Esta é uma das conclusões principais do estudo “Além da última milha”, elaborado pela JLL, o qual analisa como a logística inteligente pode ajudar a dar forma às cidades do futuro.

O crescimento do ecommerce e a procura de instalações para a última etapa da cadeia de abastecimento estão a impulsionar o interesse dos promotores e investidores imobiliários pela logística urbana. No entanto, o documento aponta que os inconvenientes relacionados com este sector são maiores que aqueles que são colocados pelo crescimento do ecommerce.

De acordo com o documento, as cidades oferecem múltiplos desafios e oportunidades importantes ao sector imobiliário. Neste sentido, a JLL manifestou que os desafios no meio ambiente e a eficiência transformaram as operações logísticas nas grandes cidades europeias.

Entre as principais conclusões, o estudo aponta não só o aumento da procura deste tipo de instalações logísticas, como também a necessidade de encontrar novos modelos de logística urbana sustentáveis e que potenciem a eficiência, reduzindo os efeitos adversos no meio ambiente e sociedade. Paralelamente, está previsto que o aumento das entregas nocturnas possa reduzir os efeitos do tráfego em horas de ponta.

“Acreditamos que a preocupação com o meio ambiente nas cidades e a necessidade de melhorar a eficiência logística acarretam mudanças significativas nas operações logísticas em muitas cidades de maior dimensão da Europa, nas quais os problemas ambientais e a eficiência são mais graves”, aponta o documento. Como consequência, refere, a JLL prevê “um aumento da procura de diferentes tipos de propriedades logísticas, as quais, serão cada vez mais frequentes”. As novas, a JLL alerta para a necessidade de existência de pontos de transferência de mercadorias, centros de consolidação partilhados por vários utilizadores, instalações locais para cobrir a ultima milha das entregas, incluindo instalações centralizadas de click and collect,  plataformas logísticas multimodais e meios de transporte alternativos e instalações subterrâneas.

Partilhar este artigo...Share on Facebook0Share on LinkedIn19Tweet about this on TwitterShare on Google+0Print this pageEmail this to someone