Processos felizes fazem pessoas eficazes

A grande tendência de mercado é uma enorme procura de soluções eficazes, que tragam um verdadeiro add value mas, claro está, sempre associada a um cost saving.

Esta equação idealizada e desejada por muitos dos que procuram um parceiro de outsourcing só é possível se trabalharmos o eixo da eficiência dos processos e em simultâneo o alinhamento perfeito das equipas operativas que executam os mesmos. Quando ambos estão em perfeita sintonia, chegamos a uma efetiva redução de custos, seja via diminuição de tempo de execução do processo, seja em tempo gasto a executar tarefas pois o colaborador está mais bem preparado. Na grande maioria dos casos, passados 3 a 6 meses da implementação do plano operativo adequado, ambas coexistem, chegando a atingir uma significativa redução dos custos da operação que em alguns casos ascende aos 25% de saving – direto para o bolso do nosso cliente.
Estes resultados podem ser alcançados através de uma metodologia de trabalho assente no lean thinking: menos desperdício e mais produtividade.
Em prol deste objetivo, devem ser colocadas a trabalhar em conjunto três equipas que normalmente têm um tipo de comunicação bastante distinta, assim como mind sets bastante díspares. Contudo, este trabalho sincronizado resultou num sucesso brutal para todos que recorrem a esta solução:
Equipa de RH da I&L: onde a triagem, seleção e integração das nossas pessoas são o centro e a nossa razão de existir enquanto empresa. Procuramos a pessoa certa para o lugar certo.
Equipa de gestão operacional: Cada cliente tem a sua especificidade, ou várias, assim como a equipa a ele afeta, pelo que o acompanhamento próximo, onde a comunicação flui, permite uma boa agilidade na gestão do dia-a-dia, e em muitos casos a antecipação de possíveis constrangimentos.
Equipa do gabinete técnico, que tem como base a busca incessante da melhoria continua (Kaizen), nos processos da operação do nosso parceiro. Este departamento trabalha o mapeamento dos processos, a sua revisão e melhoria, o dimensionamento da operação, o controlo e monitorização dos SLAs, o reporting para o nosso parceiro e a monitorização dos ganhos reais por operação.
O resultado é sempre uma melhoria significativa na eficácia da operação, que se vê reduzida dos desperdícios que não adicionavam valor e aumentada na produtividade, com todos os benefícios associados.
No contexto económico atual, as empresas procuram soluções flexíveis que se adaptem ao contexto específico da sua necessidade, um fato Taylor Made, com custos controlados e savings reias.
Nesse sentido, a atividade do parceiro de outsourcing, torna-se ainda relevante indo ao encontro destas necessidades, com uma oferta na especialização da área Industrial & logística, totalmente costumizada e dedicada à externalização de processos de pré-produção e pós-produção.

Partilhar este artigo...Share on Facebook
Facebook
46Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Google+
Google+
0Print this page
Print
Email this to someone
email

Written by