O Porto de Sines recebeu, no dia 15 de outubro, uma comitiva de Embaixadores da União Europeia, liderada pela Dinamarca, que assume atualmente a presidência do Conselho da União Europeia. A visita, promovida pela AICEP Global Parques com a parceria do Porto de Sines, contou com a presença do Secretário de Estado das Energias, Jean Barroca, do Embaixador da Dinamarca em Portugal, Lars Steen Nielsen, da CEO da AICEP Global Parques, Isabel Cardoso e do Presidente da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, Pedro do Ó Ramos.
A comitiva iniciou o programa no Centro de Negócios da AICEP Global Parques, onde teve lugar uma apresentação sobre o compromisso de Portugal com a transição energética e sustentabilidade, conduzido pela Secretário de Estado da Energia. Seguiu-se uma intervenção de Miguel Borralho, da AICEP Global Parques, que destacou o papel estratégico da ZILS enquanto maior área industrial e logística de Portugal e a sua relevância crescente na captação de investimento internacional.
Foram igualmente apresentados os projetos de investimento dinamarquês em curso na região de Sines, promovidos pela Copenhagen Infrastructure Partners, que demonstram o interesse crescente de empresas europeias em integrar Sines na estratégia de descarbonização e desenvolvimento de energias renováveis.
No seguimento desta deslocação, a delegação realizou uma visita à ZILS e ao Porto de Sines, onde foram recebidos pelo Presidente da APS, Pedro do Ó Ramos. A comitiva teve a oportunidade de conhecer as principais características do porto, com destaque para os projetos em curso, nomeadamente no que respeita a sustentabilidade ambiental, transição energética e digital, pilares centrais do posicionamento do porto de Sines enquanto hub logístico e energético de relevância atlântica e europeia.
Durante a sessão, foi apresentado o trabalho desenvolvido pelo Porto de Sines no âmbito da Agenda NEXUS, com destaque para um dos projetos desenvolvidos no seio do projeto, a Port Cyber Arena, um centro de formação especializado em cibersegurança para o setor dos transportes e da logística que procura reforçar o posicionamento internacional do Porto de Sines na segurança da informação e resiliência de toda a cadeia logística.
Foram igualmente destacadas as perspetivas de expansão portuária, com foco no futuro Terminal Vasco da Gama, infraestrutura que irá reforçar a capacidade de movimentação de contentores e consolidar Sines como um dos principais portos de referência no espaço europeu.