Pepco chega a Portugal

A cadeia de lojas europeia Pepco chegou a Portugal com a inauguração das suas primeiras lojas. A rede está organizada em grandes centros de distribuição que servem um grupo de países. Portugal é abastecido a partir do centro de distribuição em Espanha da marca.

A Pepco inaugurou no passado mês de maio a sua primeira loja em Portugal, com 768 m2. Coimbra foi a cidade escolhida para a primeira unidade do retalhista que conta com 20 anos de existência e uma rede de mais de 3000 lojas por toda a Europa. Seguiram-se as aberturas em Olhão e Albufeira. A marca comercializa mais de 500 categorias e oferece uma vasta gama de artigos de moda, decoração, casa e bricolage. Portugal é 18º país, onde a marca se instala com o seu formato maior – Pepco Plus – que inclui artigos de alimentação, limpeza e lavandaria, artigos para os mais novos e ainda a categoria para cuidar dos animais de estimação. Jorge Barrie Ruiz, Head of Pepco Iberia Region, explica o conceito da marca.

Logística Moderna – Qual a origem da marca Pepco? Que categorias de produtos vendem?
Jorge Barrie Ruiz – Somos uma cadeia de lojas europeia que oferece vestuário para toda a família e produtos para a casa aos preços mais baixos. Iniciámos a nossa atividade na Polónia há mais de vinte anos e tornámo-nos uma das cadeias de lojas de roupa mais conhecidas para crianças e um dos principais vendedores de artigos de decoração. Um sucesso foi alcançado graças às pessoas e ao seu empenho.
Em quantos países estão hoje presentes e quantas lojas têm em cada um deles? As lojas têm todas o mesmo formato ou têm formatos diferentes? No Reino Unido usam a marca Poundland, adaptam a marca a diferentes mercados?
Atualmente, estamos presentes em 18 países europeus com mais de 3180 lojas. O Grupo Pepco está empenhado em oferecer aos clientes – especialmente às famílias com um orçamento reduzido – tudo o que precisam para reabastecer e melhorar a sua casa nas principais categorias de vestuário, produtos gerais e da categoria FMCG.
Acabaram a inaugurar a vossa primeira loja em Portugal… Já há planos para mais lojas? A partir de que plataforma logística é que esta loja vai ser abastecida? Há planos futuros para a instalação de uma plataforma logística em Portugal?
Já abrimos em Coimbra (18 de maio), Olhão e Albufeira na semana passada e, estamos a planear abrir lojas em Elvas e Tavira (ainda no Verão), e no Porto, Aveiro, Braga, Lisboa e outras cidades até ao final do ano. Com base na nossa vasta experiência, quando abrimos uma loja num novo país, sentimos um efeito de bola de neve e somos capazes de amplificar rapidamente o negócio. Por isso, estamos disponíveis para encontrar mais negócio e constantemente à procura de potenciais lojas e áreas entre 400 e 1000 metros quadrados. As lojas estão localizadas em centros comerciais ou retail parks, mas também podem estar situadas perto das principais vias de tráfego, em ruas primordiais, com acesso a áreas residenciais, em locais visíveis e com acesso a partir das principais vias. No que diz respeito à plataforma logística, o plano é que Portugal seja abastecido a partir do nosso centro de distribuição em Espanha. De momento, a curto prazo, Portugal será abastecido a partir de Espanha.
Grandes centros de distribuição

 

Como está organizada a vossa rede de plataformas logísticas que cobre a Europa? Estas são todas iguais ou há nódulos com plataformas maiores a que estão interligados centros de distribuição mais pequenos?
A rede está organizada em grandes centros de distribuição que servem um grupo de países.
Há plataformas que são especializadas em determinadas categorias de produtos?
As mesmas estão organizadas por países e não por produtos.

 

Que tipo de tecnologia é que as vossas plataformas logísticas estão dotadas?
As nossas DCs utilizam WMS. Devido às diferenças de produtos, à gama alargada e ao tipo de lojas, temos picking manual e automatizado.
Como são abastecidas as vossas plataformas logísticas /centros de distribuição? Como estão organizados os fluxos de transporte entre as plataformas logísticas e entre estas e as lojas?
Dependendo da origem de cada produto, as nossas DCs são fornecidas por navio ou camiões. A partir daí, entregamos diretamente por camião a algumas lojas ou através de hubs, dependendo da localização de cada espaço comercial.
Sourcing: Várias áreas geográficas

 

Ao nível do sourcing, de que zonas geográficas provêm os produtos que comercializam? Que tipo de transporte é utilizado para fazer chegar os produtos às vossas plataformas logísticas?
Em termos de áreas geográficas, vendemos produtos de locais muito diferentes: Reino Unido, Polónia, Itália, Espanha e também Portugal. O transporte utilizado para a entrega depende dos produtos e das quantidades. Os produtos são entregues por navio e por camião, dependendo da origem de cada produto.
Primeiro a Covid-19 e agora a guerra entre a Rússia e a Ucrânia levaram a que se falasse muito de nearshoring. Qual é a vossa política relativamente a estas questões?
Os clientes tendem a procurar bons negócios e nós oferecemos-lhes produtos de alta qualidade a preços atrativos, o que significa que somos mais competitivos. Apesar das condições económicas instáveis, a pepco tem obtido bons resultados e os clientes gostam de visitar as nossas lojas – em média, 3 a 5 vezes por mês. Este facto indica que a procura dos nossos produtos é elevada e tem registado um crescimento contínuo. Estamos a ajudar tanto os nossos colegas ucranianos como os refugiados. A nossa assistência é abrangente e de grande alcance. Estamos em contacto com os nossos parceiros, as ONG, e envolvidos nos seus programas. Alargámos a nossa atividade de RSE para apoiar projetos humanitários com fins específicos. Por exemplo, na sequência dos acontecimentos na Ucrânia, alargámos a nossa cooperação com a Fundação Saint Nicolas, o nosso parceiro de longa data na atribuição de bolsas de estudo para crianças e na prestação de ajuda a crianças ucranianas. Apoiamos também recolhas de bens organizadas pelos nossos parceiros sociais e ajudamos no alojamento de refugiados em diferentes países onde chegam. Dedicamos especial atenção às crianças da Ucrânia, que recebem apoio psicológico e material. Também doámos mais de 0,5 milhões de euros às nossas ONG parceiras, com o objetivo de apoiar a Ucrânia.

 

Sustentabilidade ambiental

 

Que tipo de políticas ambientais é que a pepco tem implementadas?
O objetivo é reduzir o impacto negativo que a nossa atividade possa ter no nosso planeta através da implementação de práticas em várias áreas da nossa atividade. As mais importantes são:
Atividades na área do packaging: Em 2020, começámos a implementar uma nova estratégia de packaging com o objetivo de diminuir a quantidade total de embalagens na cadeia de abastecimento e aumentar a percentagem de embalagens recicláveis e/ou recicladas. Analisamos a composição das nossas embalagens e procuramos substitutos mais ecológicos. No ano passado, conseguimos eliminar 200 toneladas de plástico através de alterações nas embalagens unitárias (substituindo o plástico por cartão). Incentivamos os nossos fornecedores a utilizar embalagens de cartão de florestas sustentáveis e, no caso do plástico, tentamos aumentar a percentagem de material reciclado.
Produtos: Estamos também a tentar expandir a gama de produtos que sejam melhores para o planeta. A nossa oferta inclui vestuário feito de algodão orgânico ecológico, incluindo vestuário com certificação GOTS (Global Organic Textile Standard). Fazemos também parte da Better Cotton Initiative – uma das maiores organizações não governamentais que apoia o cultivo de algodão amigo do ambiente e socialmente responsável. A nossa oferta inclui também produtos com o certificado OEKO-TEX, que confirma a segurança química dos artigos e, finalmente, produtos para a casa de origem natural, feitos de palha, relva, bambu – sem utilização desnecessária de plástico.
Quanto à gestão de resíduos, fazemos a separação dos mesmos ao longo de toda a cadeia. Além disso, os nossos centros de distribuição desenvolveram sistemas de recolha de resíduos industriais, que são enviados diretamente para reciclagem. Há muitas outras iniciativas em que trabalhamos diariamente.
No que toca à área logística, como empresa atuamos de forma responsável e esperamos o mesmo de todos os associados e parceiros comerciais da pepco. Uma das áreas que estamos a melhorar é o transporte. Utilizamos o transporte intermodal para combinar diferentes formas de transporte utilizando uma unidade. Esta é uma das formas mais eficazes de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa na cadeia de fornecimento. As nossas entregas chegam-nos normalmente por via marítima, sendo depois recarregadas no porto em plataformas ferroviárias ou reboques de camiões. Também nos preocupamos com o consumo de combustível e as emissões da nossa frota de distribuição, que são limitadas por um planeamento logístico eficiente. Para além dos painéis solares, que algumas das nossas DCs têm, há planos para instalar painéis nos restantes espaços que ainda não os têm.
Começa a haver alguma reação ao excesso de consumo na área da fast fashion e dos resíduos que estes provocam, é uma questão que preocupa a empresa?
O nosso compromisso com o ambiente e as comunidades locais é para nós uma parte importante da orientação de negócios internacionais a uma escala tão grande. Por isso, enquanto empresa, desenvolvemos e implementamos um plano de desenvolvimento sustentável que nos permite gerir as nossas atividades nas seguintes áreas: social, ambiental e ética (relacionada com a ética no trabalho).
Quase desde o início, a pepco tem apoiado consistentemente iniciativas de caridade locais. Há vários anos, adotámos uma abordagem mais formal de RSC, identificando áreas específicas de apoio, e desenvolvemos de forma consistente numerosos projetos dedicados às crianças. Todos os anos, destinamos vários milhões de zlotys a estas atividades em cada um dos países onde as nossas lojas operam. Só no ano passado, 60.000 crianças e respetivas famílias de 15 países europeus beneficiaram do nosso apoio. Em Portugal e Espanha, colaboramos com as Aldeias de Crianças SOS. Os nossos parceiros centram-se no desenvolvimento das crianças, no reforço das suas aptidões e competências e na oferta de uma educação especial. Também realizam atividades destinadas a aumentar o seu interesse pela arte, cultura e desporto.

 

Evolução em Portugal

 

Têm uma presença no comércio eletrónico? Se sim, como está a correr a experiência? Quais os tempos entre a colocação de uma encomenda e a entrega desta ao cliente?
Atualmente, a pepco concentra-se no desenvolvimento das lojas físicas, de modo a ser facilmente acessível aos clientes que visitam a loja regularmente e manifestam a sua vontade de continuar a comprar na marca. As nossas lojas destacam-se pelos preços baixos, uma oferta atrativa, espaço para compras cómodas e um serviço ao cliente excecionalmente simpático e profissional. Se comprar online significa conveniência, ter acesso a uma vasta gama de produtos e bons preços, as nossas lojas já o proporcionam.

 

Qual a evolução da atividade esperada em Portugal?
Em Espanha, temos assistido a um forte desempenho das nossas novas lojas Pepco Plus – que oferecem a gama completa de vestuário e GM da Pepco e os produtos de grande consumo do Grupo Poundland. O formato da loja está relacionado com a dimensão da área de vendas disponível. Neste caso, a primeira loja de Coimbra, com mais de 700 m2, abriu com o formato Pepco Plus. Olhão tem o mesmo formato, mas em Albufeira, temos uma loja mais pequena, apenas com as categorias de vestuário e casa.
É por isso que algumas das nossas lojas portuguesas serão abertas também no conceito Pepco Plus, significa uma loja que oferece produtos de três categorias – para além do merchandising geral e do vestuário, oferece também artigos de grande consumo, como produtos de higiene pessoal, limpeza e lavandaria, produtos de higiene pessoal, snacks e bebidas, confeitaria e categorias para animais de estimação. Marcas conhecidas fazem parte da nossa proposta Pepco Plus, como por exemplo Coca Cola, Kinder, Toblerone, Pantene, Elvive, Oral B, Colgate, Fairy e Pringles. Todas elas com preços muito baixos e, para além disso, um sortido fantástico de marcas exclusivas ou produtos difíceis de comprar como Vimto, Walkers, bolos Jaffa, Rolo, Reese’s, Milkyway, que têm feito as delícias dos clientes portugueses.

Written by