Opel e Vauxhall juntam-se ao Groupe PSA

A venda da Opel Automobile GmbH e das marcas Opel e Vauxhall pela General Motors ao Groupe PSA está concluída.
«Estamos a testemunhar o nascimento de um verdadeiro ‘champion’ europeu», sublinha o Chairman da PSA, Carlos Tavares. «Vamos acompanhar o regresso da Opel e da Vauxhall aos lucros e, juntos, queremos fixar novas referências na indústria. Vamos libertar o poder destas marcas icónicas e o enorme potencial dos seus actuais talentos. A Opel permanecerá alemã e a Vauxhall permanecerá britânica. Ajustam-se na perfeição ao nosso ‘portfolio’ actual de marcas francesas Peugeot, Citroën e DS Automobiles». A quota de mercado do agora alargado Groupe PSA na Europa situa-se presentemente em cerca de 17 por cento, o que torna o grupo no segundo maior fabricante do continente, com posições de primeiro e segundo lugares em mercados principais.
A equipa de gestão da Opel/Vauxhall começou a traçar um plano para o futuro, que apresentará num prazo de 100 dias. As sinergias com o Groupe PSA, por exemplo ao nível de compras e de desenvolvimento, assumirão papel de relevo. A nova entidade combinada alcançará economias de escala substanciais e sinergias em compras, produção, e pesquisa e desenvolvimento que estão estimadas em 1,7 mil milhões de euros. O objectivo é gerar fluxo de caixa operacional positivo em 2020, bem como alcançar margem operacional de 2% em 2020 e de 6% em 2026.
A PSA e a Opel/Vauxhall tem trabalhado em conjunto desde 2012. Até hoje, a colaboração reflecte-se em quatro modelos Opel. O primeiro, o Opel Crossland X, começou a chegar ao mercado no final do mês de Junho. No segmento acima, seguir-se-á o SUV Opel Grandland X, agendado para o Outono deste ano. O sucessor do comercial Opel Combo chegará no próximo ano e a nova geração Opel Corsa será lançada a partir de 2019.
A Opel/Vauxhall e o Groupe PSA continuarão a trabalhar com a General Motors no futuro. Para além da área de desenvolvimento de motorizações eléctricas, algumas fábricas Opel continuarão a produzir automóveis para as marcas da GM Buick e Holden.

Partilhar este artigo...Share on Facebook0Share on LinkedIn0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Print this pageEmail this to someone