O impacto de Blockchain na Cadeia de Valor e Logística moderna

Blockchain tem sido uma tecnologia muito falada, principalmente por causa da valorização de Bitcoin e da especulação em criptomoedas. No entanto, muitos casos de uso de Blockchain têm sido aplicados ao setor logístico e da gestão da cadeia de abastecimentos (nomeadamente, o projeto da Maersk). O setor logístico é um ecossistema complexo com várias partes envolvidas na terceirização, produção, distribuição, marketing, vendas, finanças e manutenção dos produtos e serviços. E esta tecnologia irá impactar de múltiplas formas a sua eficiência, eficácia e modelos de negócio.

Logística “Inbound”(tanto em indústria como em distribuição)

Uma fábrica deve-se orquestrar eficazmente com fornecedores de múltiplos níveis, com empresas em outsourcing logístico e transporte para garantir a entrega pontual de produtos e níveis ideais de inventários. Um sistema baseado em Blockchain permite maior transparência de informações entre as diferentes partes, melhora a logística just-in- time, elimina pedidos incorretos, e aumenta a rotação de stock.

Um sistema Blockchain conectado a dispositivos IoT e dispositivos inteligentes é capaz de fornecer às entidades envolvidas na cadeia “Inbound” uma visão completa, precisa e transparente da localização de matérias, peças, quantidades, status e outras informações úteis. Como resultado, uma fábrica ou operação logística pode planear o seu cronograma de produção com maior precisão; melhorar a rastreabilidade de matérias-primas e produto intermédio; e aumentar a velocidade do fluxo de mercadorias numa rede just-in- time. Os fornecedores poderão reduzir ou otimizar os níveis de inventários; reduzir a quantidade de pedidos perdidos ou errados; melhorar os custos de armazenamento e aumentar a rotação de stocks.

Logística “Outbound”
Um operador logístico ou fábrica deve coordenar-se eficazmente com vários fornecedores de transporte ferroviário, marítimo e rodoviário para garantir entregas atempadas de novos produtos, bem como integrar-se com revendedores em qualquer ponto do mundo. Um sistema Blockchain conectado a IoT e dispositivos inteligentes fornece na Logística "Outbound" uma visão precisa e transparente ponto a ponto da localização e status dos produtos acabados; permite afinar a logística just-in- time, reduzir entregas incorretas, otimizar níveis de inventário de revenda bem como a sua rotação.

Como resultado, os importadores, revendedores e compradores beneficiam de prazos de entrega melhorados para mercadorias e produtos acabados. Por outro lado “build to order” ganha um novo sentido devido à rastreabilidade de Blockchain.

Por Rui Serapicos, Embaixador da Aliança Portuguesa de Blockchain

Partilhar este artigo...Share on Facebook
Facebook
17Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Google+
Google+
0Print this page
Print
Email this to someone
email

Written by