Nespresso em Portugal reduz emissões de carbono da operação logística em 20%

A Nespresso conquistou uma estrela ‘Lean & Green’, iniciativa promovida pela GS1 Portugal que distingue as empresas que alcançaram uma redução de 20% das emissões de carbono no âmbito das suas operações logísticas. Esta é a primeira de um programa de cinco estrelas, que culmina com a obtenção da certificação zero emissões líquidas de CO2.

Comprometida com sustentabilidade, com diversos projectos no âmbito da economia circular, tendo sido a primeira marca com o seu próprio sistema de reciclagem, a Nespresso tem apostado desde 2009 numa estratégia de combate às alterações climáticas. Em Setembro de 2021, associou-se ao objectivo mundial de redução de emissões de carbono lançado pela The Climate Pledge, e já em 2022 cumpre o seu objectivo de neutralidade carbónica. Localmente, a marca associou-se à ‘Lean & Green’, a maior plataforma europeia de colaboração dirigida à cadeia de abastecimento que visa reduzir as emissões na logística.

Na sequência desta parceria, a Nespresso em Portugal definiu um plano de acção para reduzir as emissões de CO2, que arrancou com uma auditoria para avaliar a pegada de carbono da sua operação. Para esta avaliação, foi contabilizado o período entre 2017 e 2021 e foram analisados os processos logísticos de preparação de encomendas e de entregas feitas a partir do armazenamento central, no Carregado, às 24 boutiques distribuídas pelo país e no canal B2B.

Entre as medidas concretizadas, conta-se a criação de um novo processo que permitiu optimizar a recepção de mercadoria por parte do parceiro logístico e tornar a operação mais eficaz. Os abastecimentos, antes geridos pelas boutiques, passaram a estar centralizados na equipa de Supply Chain da Nespresso e os armazéns foram organizados em função das vendas, para potenciar os percursos realizados e, consequentemente, reduzir o número de entregas.

Já em 2020, foi implementado o projecto ‘Lean in Boutiques’ que reviu e alterou a disposição dos armazéns, com o objectivo de aumentar a capacidade de armazenamento das boutiques e diminuir o número de entregas de mercadoria por semana.

Foi ainda implementado um conjunto de medidas no operador logístico, como a alteração da iluminação dos escritórios para LED; a programação de iluminação dos corredores ou a formação em segurança rodoviária/ eco condução e Condução Defensiva Económica e Ambiental.

«A monitorização destas medidas e dos resultados será realizada trimestralmente, e a área de Supply Chain da Nespresso irá acompanhar de forma sistemática toda a informação, de forma a identificar desvios e áreas de melhoria e desenvolver acções sempre que necessário», adianta a empresa em comunicado.

Written by