Fábrica de baterias de veículos elétricos em Sines estará a funcionar em 2025

A fabricante chinesa China Aviation Lithium Battery Tecnology pretende que a fábrica de baterias para veículos elétricos em Sines, no distrito de Setúbal, entre em funcionamento em 2025, segundo adiantou ontem um representante da empresa.

Esta fábrica vai ser construída em várias fases, sendo que a primeira envolve a construção da unidade industrial em “50 dos 100 hectares” de terreno. As baterias de lítio que serão produzidas nesta unidade, inicialmente de 15 GWh, destinam-se exclusivamente ao mercado europeu.

Num comunicado à bolsa de valores de Hong Kong, a CALB revelou que assinou, na quarta-feira, um memorando de entendimento com uma subsidiária da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Segundo a empresa, o acordo com a aicep Global Parques, gestora da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), prevê a aquisição de “direitos de superfície, com o objetivo de montar uma fábrica de ponta mundial, altamente inteligente, informatizada e automatizada, com zero emissões de carbono”, disse a empresa.

A CALB foi em 2021 a terceira maior fabricante chinesa de baterias para automóveis elétrico, de acordo com a China Automotive Power Battery Industry Innovation Alliance, uma associação industrial.

 

Fonte: Lusa

Written by