Excelência Operacional: o grande desafio

Podemos ter na nossa posse grandes ferramentas para nos apoiar e alavancar os resultados, no entanto, sem equipas de espírito guerreiro todos os processos se tornam árduos e complexos.
Comparativamente aos níveis europeus, em Portugal continuamos com um desvio considerável no que respeita à produtividade. De que forma poderemos inverter este cenário?
A operacionalização do ADN da companhia deverá ser considerada um dos grandes pilares estratégicos.
Iniciando com a criação e utilização de indicadores claros, composta por cadências on time ou frequentes, logramos de uma ferramenta com grande potencial no controlo de movimentos operacionais.

Paralelamente, encontra-se a construção e a integração de rotinas diárias sólidas com alinhamentos padronizados, enfatizando diversos pontos:
· Predomínio de gestão visual
o Indicadores visíveis
⦁ Qualidade
⦁ Custo
⦁ Níveis de serviço
⦁ Motivação
· Normas e detalhe de processo próximo das operações
· Equipas bem dimensionadas e balanceadas
· Matriz de habilidades em constante análise e desenvolvimento
· Ciclos PDCA (Plan, Do, Check, Act, na sigla em inglês) em utilização

Aliado à análise e normalização de rotinas, é conveniente o engenho para estruturar e focar as equipas nas atividades de valor agregado. O mapeamento conjunto do fluxo de valor revela-se uma ferramenta valiosa para encurtar os lead times.
A construção de uma visão e de objetivos estratégicos claros, coligada a uma forte padronização de rotinas, poderá alavancar em até dois dígitos a performance da equipa.

Enquanto outsourcing caminhamos rumo à excelência, motivados pela valência dos nossos parceiros nos mais diversos cenários.
Valorizamos a construção de projetos com base nos seguintes pontos:

· Indicadores e níveis de serviço transparentes;
· Obsessão no encalço de processos claros e sem gargalos;
· Foco em resultados;
· Colaboradores comprometidos e com visão crítica;
· Recursos orientados para a melhoria.

Existimos para superar expectativas e quebrar paradigmas, enquanto parceiros aspiramos alcançar serviços de excelência utilizando as melhores práticas e ferramentas de mercado.

Make your workplace into showcase that can be understood by everyone at a glance. In terms of quality, it means to make the defects immediately apparent. In terms of quantity, it means that progress or delay, measured against the plan, and is made immediately apparent. When this is done, problems can be discovered immediately, and everyone can initiate improvement plans.” Taiichi Ohno

Tiago Baldaia, responsável de gabinete técnico Outsourcing na Adecco

Partilhar este artigo...Share on Facebook
Facebook
132Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Google+
Google+
0Print this page
Print
Email this to someone
email

Written by