Em Águeda: Fabricante asiático de bicicletas aposta em sistema automatizado desenvolvido pela Consoveyo

A fabricante de bicicletas de Taiwan FJ Bikes Europe está a desenvolver um sistema automatizado para o seu armazém de componentes em Águeda. O projecto está a ser concebido e implmentado pela Consoveyo, antiga Efacec Handling Solutions. O novo sistema de armazenagem automática e preparação de encomendas visa optimizar o modelo de negócios daquela empresa.

O sistema desenvolvido vai permitir à empresa armazenar os componentes necessários à montagem de bicicletas e será fundamental para ajudar a empresa a optimizar os processos da linha de montagem.

Em comunicado, a Consoveyo esclarece que “as soluções integradas automáticas da Consoveyo vão permitir que a FJ Bikes Europe, maior fabricante asiática de bicicletas recentemente instalada em Portugal (Janeiro), tenha uma operação logística mais rápida e flexível de forma a suportar o modelo de negócios em causa”. A empresa adianta ainda que “a necessidade de um grande armazenamento automático de componentes deve-se ao facto de a maioria dos fornecedores da FJ Bikes estar localizada na Ásia, com prazos de entrega longos”. Por outro lado, “o modelo de produção, voltao para bicicletas sob encomenda e altamente personalizadas, requer uma infraestrutura logística exigente e eficaz, com capacidade para dar resposta ao trabalho de produção”.

 

 

“Esperamos ter uma maior eficácia do espaço ocupado, redução dos tempos operacionais e optimização da gestão de RH envolvidos no processo. O projecto está em fase de engenharia, mas a experiência e cooperação tem sido muito positiva” afirma Nuno Faria, director-geral da fabricante de bicicletas.

 

O armazém terá uma estante convencional com 4.480 locais de armazenamento de contentores plásticos pesados que guardam componentes. Dentro do armazém, estarão dois transelevadores de miniload a executar movimentos de armazenamento e recuperação. O armazém tem 78m de comprimento e 10m de altura. As operações de preparação de encomendas acontecerão em duas estações de picking, de forma a integrar o modelo de picking de mercadorias através de colaboradores. Com cada movimentação automática de separação de componentes, os operadores poderão dar uma resposta mais rápida a vários pedidos em simultâneo. A outra extermidade do armazém contará com duas estações de trabalho que permitem operações de reabastecimento em paralelo com as operações de picking.

 

 

Written by