Dematic assina acordo com a empresa italiana AgriEuro para automatizar centro logístico

A AgriEuro, fornecedor de equipamentos agrícolas e de jardinagem, selecionou a Dematic para instalar um sistema AutoStore no seu novo centro logístico em Spoleto. Espera-se que a instalação do centro seja concluída nos próximos meses, ampliando o local onde atualmente está localizada a sede da empresa. Es te novo centro será dedicado exclusivamente a atividades de pós-venda, como a gestão de peças de reposição e outros pequenos componentes.

“Solicitaram-nos que projetássemos uma solução automatizada e escalável que pudesse satisfazer as atuais necessidades de armazenamento e desempenho, e que fosse facilmente ampliável para apoiar o crescimento futuro. Além disso, pretendia-se aumentar o conforto e a segurança dos operadores do armazém da AgriEuro, cumprindo os objetivos de sustentabilidade ambiental e financeira,” comenta Rosario Filomena, gerente de vendas da Dematic.

De acordo com Rosario Filomena, a decisão de utilizar o sistema AutoStore permite à Dematic assegurar que todos os requisitos do cliente sejam cumpridos, juntamente com o design de um componente de “porta vaivém”, que otimiza ainda mais o espaço do armazém e contribui para que a solução global seja ainda mais sustentável, reduzindo significativamente a área ocupada no novo edifício.

Além disso, o baixo consumo de energia do sistema responde diretamente às medidas ambientais que a empresa pretendia implementar. “Completa um panorama fantástico que o torna a melhor resposta para enfrentar os desafios ecológicos do futuro,” conclui.

O sistema AutoStore permite à AgriEuro fazer um uso “ótimo do espaço” empilhando caixas umas sobre as outras e armazenando inúmeras referências dentro da mesma caixa. O sistema, que é totalmente escalável, também “aprende” automaticamente quais produtos têm maior rotação, posicionando as caixas relevantes na parte superior da grelha para acelerar os tempos de processamento.

O sistema AutoStore que a Dematic irá implementar incluirá o uso de 32.000 contentores, com uma capacidade de armazenamento total superior a 2.000 metros cúbicos de produtos. Na superfície da grelha, serão colocados 12 robôs para alcançar uma capacidade de movimentação de 240 movimentos por hora, com cinco portas de entrada e saída de materiais operadas pelo pessoal da AgriEuro. A solução AutoStore baseia-se num processo de “mercadoria para pessoa”, eliminando a necessidade de picking manual e oferecendo um ambiente de trabalho ergonomicamente melhorado para o pessoal do armazém.

A decisão da AgriEuro de optar por uma solução que envolve AutoStore para gerir os processos de peças de reposição vai além da simples necessidade de otimizar o uso do espaço; representa um investimento estratégico que enfatiza o serviço pós-venda como um elemento distintivo da marca no mercado.
“Renova o nosso foco centralizado na gestão do serviço pós-venda ao aumentar a capacidade de armazenamento para mais de 1.000.000 de peças de reposição para 40.000 modelos de máquinas. Antecipamos um grande salto nos nossos níveis de atendimento ao cliente, em termos de precisão e tempos de envio de peças, bem como na velocidade de atendimento,” comenta Roberto Arduini, gerente de logística da AgriEuro.

“A introdução do sistema AutoStore faz parte de um quadro de investimento mais amplo dentro da construção da nossa nova área logística aqui na nossa sede,” explica Filippo Settimi, CEO da AgriEuro, e acrescenta: “Estamos firmemente comprometidos com o crescimento dos nossos colaboradores e da nossa organização em geral, e estamos confiantes de que a solução AutoStore nos oferece perspetivas e oportunidades para o desenvolvimento de novos processos que possam sempre ajudar a melhorar ainda mais a nossa oferta de serviços.”

Written by