CMA-CGM compra NOL
9 de Dezembro de 2015
O armador francês CMA-CGM adquiriu 67% da Neptune Orient Lines (NOL), depois de chegar ao acordo com o accionista maioritário do armador singapurense.
A compra da NOL surge poucas semanas depois de a CMA-CGM anunciar que estava em conversações exclusivas com a NOL e com o seu accionista maioritário, Temasek Holding, tendo em vista a possível fusão de ambos os operadores.
Como resultado do acordo, o armador francês lançou uma oferta de 1,30 (0,85 euros) dólares singapurenses por acção. A aquisição dos 67% da empresa chegou aos 1,5 mil milhões de euros, prevendo-se a aquisição total da empresa. Segundo o “The Wall Street Journal”, com a inclusão da dívida da NOL, o negócio poderá ascender aos 4,6 mil milhões de euros.
Segundo a CMA-CGM, terceiro maior armador mundial, este negócio representa um grande avanço no desenvolvimento da empresa e reforçará a sua posição como um dos armadores de transporte de contentores mais importantes do mundo, com valores de facturação conjunta de 22.000 milhões de dólares e um total de 563 navios.
Com este acordo, a CMA-CGM estabelecerá escritórios em Singapura para reforçar a sua posição naquela zona.
A NOL conheceu um decréscimo do seu negócio durante os últimos anos, motivado pela crise actual que se vive no sector devido à diminuição dos fretes e escassez da procura. Recorde-se que tanto a CMA-CGM como a Maersk Line se mostraram interessadas neste negócio.
O negócio aguarda agora a aprovação por parte das autoridades europeias e chinesas.