CIO Awards 2014 distinguem projectos portugueses

CIO Awards 2014 distinguem projectos portugueses

26 de Maio de 2014

Os CIO Awards 2014, um galardão da IDC Portugal para distinguir projectos portugueses na área das tecnologias de informação e comunicações, foram entregues à Autoridade Tributária, Caixa Geral de Depósitos, Câmara Municipal de Lisboa, Espírito Santo Informática, Grupo Pestana, Hospital de São João, IPO do Porto, Lusitania Seguros e Portugal Telecom.

 

A IDC foi consultada por mais de 250 organizações e foram submetidos mais de 100 projectos e nomeados 70, correspondentes a investimentos superiores a 85 milhões de euros.

Importa salientar o projecto da Autoridade Tributária, referente à e-circulação – regime de bens em circulação. O projecto desmaterializou os documentos de transportes. As empresas continuam a ser obrigadas a proceder à sua emissão, mas passam a poder comunicá-los por via electrónica à AT, de imediato e por quatro vias distintas, refere a IDC Portugal, acrescentando que “efectuada essa comunicação, a AT atribui de imediato um código numérico que acompanha a mercadoria, sem necessidade de mais procedimentos burocráticos”. A AT disponibiliza quatro modalidades de comunicação – em tempo real, mediante webservices entre cada empresa e os sistemas da AT; mediante submissão de um ficheiro no portal das Finanças; mediante inserção directa no mesmo portal e mediante a comunicação telefónica com atendimento automático. Assim que concluída a comunicação, “o sistema devolve imediatamente o código numérico que acompanha a mercadoria”.

Já o projecto da Portugal Telecom – programa de transformação nas operações da PT, está relacionado com uma solução desenvolvida para possibilitar a mobilidade dos técnicos, possibilitando a distribuição de tarefas dinâmica automática com menor intervenção humana. Este projecto “tornou o agendamento com os clientes mais preciso”. Além disso, “através da instalação de GPS, quer na frota, quer nos PDA técnicos, é possível optimizar a rota efectuada pelos técnicos”. A ferramenta permite ainda que os gestores operacionais tenham acesso, em tempo real, ao desempenho dos técnicos, o que facilita o processo de decisão e a forma como efectuam o acompanhamento e gestão das equipas”.

Written by