CIN reduz tempo de setup de linhas de enchimento em 50%

A CIN implementou um projecto com o Kaizen Institute, tendo em vista a redução dos tempos de setup de linhas de enchimento de uma das suas duas linhas de produção. O projecto resultou na diminuição de 50% dos tempos de mudança das linhas de enchimento automático e manual e de 50% no número de linhas de encomenda dos produtos made-to-stock em ruptura.

A empresa implementou, com o Kaizen, reuniões diárias que permitiram o envolvimento e motivação dos operadores da secção no processo de melhoria. Foram também elaboradas cerca de 60 normas de trabalho e realizadas mais de 330 acções de treino on the job.

O projecto foi desenvolvido numa das secções da linha principal do grupo. Esta secção processa um grande número de SKU com características muito distintas. Cada transição de produto obrigava à paragem das linhas de enchimento. “Estas paragens eram bastante demoradas e levavam a que a secção apresentasse uma capacidade de resposta insuficiente, tornando-se um ponto crítico do processo produtivo”.

O projecto conduziu a uma transformação física, processual e comportamental, criando um ambiente de inovação transversal a toda a direcção de operações com o envolvimento da direcção, chefias e colaboradores no processo de melhoria contínua.

A CIN, pertencente ao grupo com a mesma denominação, dedica-se ao fabrico e comercialização de tintas, vernizes e produtos afins. Em Portugal conta com duas unidades industriais – uma dedicada à produção de tintas em pó e outra responsável por grande parte da produção do grupo, nomeadamente tintas líquidas.

Notícias relacionadas: CIN arranca com projecto de implementação Kaizen-Lean

Partilhar este artigo...Share on Facebook0Share on LinkedIn30Tweet about this on TwitterShare on Google+0Print this pageEmail this to someone