APLOG organiza 20º congresso de logística a 25 e 26 de Outubro

A Associação Portuguesa de Logística (APLOG) realiza, este ano, o seu 20º congresso, com o tema “Logística 360º num mundo em transformação”, a decorrer a 25 e 26 de Outubro, no PT Meeting Center, Parque das Nações.  A Logística Moderna falou com Alcibíades Paulo Guedes, presidente da associação, sobre os principais destaques desta edição e sobre o papel desempenhado pela associação ao longo dos seus 26 anos de actividade.

O mote principal do congresso é, por um lado, a transformação e, por outro, a presença da logística de uma forma cada vez mais abrangente”, esclarece o presidente da APLOG. Como aponta, “o mundo está em aceleração constante, a tecnologia está a evoluir a ritmos nunca antes vistos e, portanto, na prática, queremos associar o tema do congresso à transformação que está a acontecer em todas as empresas”. Além do tema da transformação, “trazemos a ideia dos 360º devido ao facto de a logística estar, de certa forma, em todo o lado”.

Em traços gerais, “a nossa ideia passa por termos, por um lado, uma visão holística de muitos sectores onde a logística está presente (…) e, por outro, trazermos temas relacionados com a transformação que está a acontecer”.

Entre os principais temas em destaque, Alcibíades Paulo Guedes aponta a realização do painel dos CEO de várias empresas e sectores de actividade a encerrar o segundo dia do congresso. Esta sessão “contribui para que os Conselhos de Administração e direcções gerais das empresas percebam a importância da logística”.

O responsável destaca também a sessão de arranque com a Sonae, Embraer e Agro Merchants, e a sessão com Rui Rufino (Accenture) sobre o blockchain. Além disso, sublinha a sessão com o ex-secretário de estado da indústria, João Vasconcelos, e as sessões com o Kaizen Institute e a The Navigator Company. Esta edição conta ainda com a presença do Ministro do Planeamento na sessão de abertura e do Presidente da República na sessão de encerramento (a confirmar).

Depois de vários anos a realizar-se na Junqueira, o 20º congresso muda este ano de casa, tendo lugar no Parque das Nações, em Lisboa. “Sentimos necessidade de experimentar um local novo”, explica. “A nossa ideia passa, essencialmente, por trazer algo de novo ao evento, alguma frescura e mais participantes, apesar de essa não ser a razão principal”. Para este ano, a APLOG espera entre 350 e 400 participantes.

A 20ª edição é, para o responsável, “um marco importante para qualquer associação ou entidade”. Com 26 anos de actividade, o responsável explica que ao longo deste percurso “mudou quase tudo”. Como afirma, a associação “surgiu numa altura em que era necessário fazer este trabalho e que as empresas se juntassem”. Deste então, “fizemos um percurso e uma evolução enorme”.

Veja a entrevista na íntegra no próximo número da Logística Moderna

 

Partilhar este artigo...Share on Facebook0Share on LinkedIn0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Print this pageEmail this to someone