Empresa têxtil polaca aposta no RFID

A Checkpoint Systems e o grupo polaco LPP desenvolveram uma colaboração para a implementação em grande escala do programa de identificação por radiofrequência (RFID) que permite melhorar a disponibilidade de mercadoria, a eficiência operativa e a experiência de compra do cliente. O programa irá ser implantado ao longo de toda a cadeia de distribuição da LPP, desde o ponto de fabrico, passando pela plataforma de comércio online, até às mais de 1.700 lojas em 23 países.

Com mais de 200 milhões de peças de roupa vendidas anualmente, a LPP é um dos maiores fabricantes/retalhistas de roupa da Europa Central e de Leste. Esta empresa familiar polaca queria uma solução que permitisse melhorar a eficiência operativa nas suas instalações e a visibilidade de inventário das suas cinco marcas de alta costura: Reserved, Cropp, House, Mohito y Sinsay.

A Checkpoint proporcionou a tecnologia de vigilância eletrónica de artigos (EAS, nas suas siglas em inglês) à LPP, mas o novo programa etiquetagem na origem tornará possível que estes artigos cheguem à loja prontos para a venda, o que reduzirá o tempo que os empregados dedicam a comprovar a cada entrega e melhorará a precisão de inventario.
Para além de aumentar a rentabilidade, esta solução vai permitir vai permitir melhorar a identificação de cada artigo na cadeia de distribuição, além de transformar a visibilidade e a disponibilidade dos produtos em loja. Com esta tecnologia, a LPP pode conhecer os artigos que mais se vendem e quais são as principais tendências em cada loja, pelo que pode adaptar melhor o inventário em função das lojas e a sua base de clientes.

A Checkpoint irá colaborar com os fornecedores da LPP para instalar etiquetas RFID duras e soft labels durante o fabrico das peças. Para melhorar ainda mais a cadeia de distribuição, este retalhista também instalou túneis RFID nos seus centros de distribuição. Desta forma, pode comprovar a mercadoria que entra e sai, para se assegurar de que cada lote seja enviado à loja correta.

A circulação da mercadoria e a reutilização das etiquetas RFID duras da Checkpoint também permitem que a LPP possa trabalhar de modo mais responsável, já que todas as suas etiquetas podem voltar a ser utilizadas na cadeia de distribuição. As etiquetas recuperadas devolvem-se ao centro de reacondicionamento da Checkpoint antes de as enviara ao centro de distribuição ou aos provedores da LPP, para a sua colocação.

Written by