No mercado de trabalho existem diversas formas de recrutamento dentro de uma organização, sendo que todas elas têm como principal objetivo a seleção do melhor colaborador para a função em questão, onde cada vez mais se englobam os aspetos pessoais, para além dos profissionais.
Existem as seguintes formas de recrutamento:
Recrutamento interno – seleção de um profissional dentro da estrutura da empresa, ou através de recomendações
Recrutamento externo – através de empresas de recrutamento especializado
Recrutamento por candidatura espontânea – através do preenchimento do formulário no site ou deslocando-se fisicamente à empresa
Recrutamento por colocação de anúncio – no site da empresa, à porta da empresa, em jornais, em plataformas de emprego ou redes sociais.
Sendo a logística transversal a todos os setores de atividade, a mesma segue a tendência do mercado que se encontra cada vez mais dinâmico, agressivo e focado no colaborador.
Devido ao crescimento da empregabilidade, situação que faz com que a taxa de profissionais disponíveis no mercado diminua, o recrutamento externo e o recrutamento interno são os que mais têm crescido nos últimos anos.
O Recrutamento interno através da promoção de profissionais dentro da estrutura, pois os mesmos já demonstraram as suas mais-valias e já conhecem a cultura da empresa.
O recrutamento externo através da possibilidade de analisar candidatos fora da estrutura, que possam acrescentar mais-valias à organização, que desempenharam a mesma função noutras organizações do setor e que possam trazer diferentes abordagens.
Por vezes as organizações apostam num recrutamento misto, onde juntam a possibilidade de ter candidatos internos e candidatos externos, sendo o processo de recrutamento realizado de forma igual para todos os candidatos.
O mercado evoluiu muito nos últimos anos em termos de recrutamento, está cada vez mais focado na especialização, na formação e nas competências pessoais dos colaboradores, está cada vez mais adaptável às necessidades dos profissionais, mais flexível e recetivo à mudança, dando bons sinais de evolução e de estabilidade.
Mas o mais importante a reter é que, independentemente da forma como as empresas escolhem fazer o recrutamento, o seu principal objetivo é que a vaga seja preenchida pelo candidato que apresentar as melhores capacidades (pessoais e profissionais), bem como os requisitos mais enquadrados para a função.
Filipe Forte, Consultor Sénior Michael Page
Abril 2018