APS estende Sistema de Gestão de Segurança da Informação aos portos do Algarve e à ferrovia
2 de Junho de 2015
O SGSI – Sistema de Gestão de Segurança da Informação da APS foi auditado pela Lloyd’s Register Quality Assurance, que, além da auditoria de acompanhamento, auditouo alargamento do âmbito do sistema aos portos do Algarve e à ferrovia, nos termos da norma ISO/IEC 27001:2013.
O SGSI da APS já contemplava a segurança da informação aplicada às escalas de navios e mercadorias no porto de Sines, gerida na Janela Única Portuária, mas agora passou a aplicar-se também às escalas de navios e mercadorias nos portos de Faro e de Portimão, com as mesmas exigências ao nível da disponibilidade, confidencialidade e integridade da informação tratada e protegida.
Igualmente foi aprovada a extensão do SGSI ao tratamento da informação nas escalas de comboios e à solução de autorizações da Autoridade Tributária e Aduaneira para a intermodalidade no TXXI. Tratam-se de funcionalidades relativamente novas e desenvolvidas numa lógica de Janela Única Logística, mas cuja robustez e sentido inovador de utilização foram pontos fortes salientados pela Lloyd’s.
Desta forma, a APS “cria condições para responder às expectativas das partes interessadas que utilizam e trabalham nos três portos sob sua gestão, proporcionando ferramentas e controlos para proteger o sigilo do negócio e, simultaneamente, agilizar os procedimentos numa perspectiva de SmartPort”.