2021 traz desafios de recuperação para o sector dos RH

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para estes próximos cinco anos, compreende reformas que são essenciais, aceleradas pela pandemia, e que colocam desafios particulares à área de Recursos Humanos. A análise é da Seresco Portugal, empresa tecnológica especialista em processamento salarial e externalização de recursos humanos, que analisou alguns dos desafios que as empresas do sector enfrentam este ano.

São eles a sustentabilidade e a transicção energética. «O desafio na transicção climática implica alterações de qualificações, da estrutura de trabalhar e do emprego com vista à descarbonização da economia. Para a retoma do crescimento sustentável, e inclusivo, não poderemos nunca deixar de responder às vulnerabilidades sociais que coexistem neste momento, e devemos aumentar o potencial produtivo, o emprego e a competitividade.»

A luta pelos talentos e o futuro do trabalho é outro dos desafios. Os RH têm uma necessidade de adaptação mais célere do que qualquer outra área para o antecipar e bem responder com políticas ajustadas e que de facto promovam a manutenção e retenção dos seus talentos numa sociedade que se torna mais digital. «Devem por isso os gestores de RH focar o seu trabalho no que é crítico para a sua empresa e a competitividade necessária, recorrendo a empresas fornecedoras do setor de RH para relegar temas fundamentais, mas mais rotineiros e processuais», adianta a Seresco Portugal.

E por último o desafio do digital e dos cuidados de cibersegurança necessários para a protecção de informação confidencial e critica para as empresas no que diz respeito aos seus colaboradores. «O ano passado assistimos a um aumento exponencial dos ciberataques e a tendência mantém-se em crescimento (e não na desejada redução). Num momento em que a transição digital das empresas ainda não está concluída e que a forma de trabalhar implica o teletrabalho e a mobilidade, é conveniente a atenção ao tema de garantir a implementação de políticas de cibersegurança eficazes e actuais».

Written by