Zona euro aproveita ambiente positivo no segundo semestre de 2015
7 de Outubro de 2015
A edição de Outubro de 2015 do EY EurozoneForecast, (EEF) salienta o enquadramento favorável da zona euro, beneficiando de preços de energia mais baixos, de uma taxa de câmbio mais competitiva e de uma procura sólida no Reino Unido e nos EUA.
As projecções do estudo indicam ainda um pico no aumento da confiança e do investimento para 2016, que conduzirão a um crescimento do PIB de 1,6% este ano para 1,8% em 2016.
O consumo continua a ser a chave da recuperação da zona euro no segundo semestre de 2015. A fragilidade do preço do petróleo continua a favorecer um aumento do rendimento familiar, enquanto melhora também a perspectiva sobre a evolução do mercado de trabalho. O EEF perspectiva um aumento do consumo privado de 1,7% em 2015, o mais forte desde 2007.
No entanto, com a recuperação dos preços da energia, espera-se que o ritmo dos gastos abrande para 1,4% em 2016 e, em média, 1,4% entre 2017 e 2019.
Os riscos sistemáticos com que a zona euro se deparou nos últimos anos – crise financeira e deflação – estão a desvanecer. Também o recente acordo entre a zona euro e a Grécia sugere um apetite renovado para compromissos de ambos os lados.
Tom Rogers, Senior Economic Adviser do EY Eurozone Forecast, diz: “Factores internos e externos alinharam-se para uma recuperação mais forte da zona euro em 2015-2016. O abrandamento dos mercados emergentes é uma preocupação, mas é balanceada pela força de mercados de exportação como os EUA e o Reino Unido. Entretanto, os consumidores dão sinais de maior confiança nas perspectivas do mercado de trabalho e, com o fim do pior da austeridade, vai diminuir o contrapeso da política fiscal sobre o crescimento”.