UPS faz investimentos em combustíveis alternativos
25 de Agosto de 2015
A UPS lançou recentemente o 13º relatório anual de sustentabilidade onde destaca o forte investimento em combustíveis alternativos e a aposta numa nova frota de 5.000 veículos tecnologicamente avançados e 1.100 veículos movidos a gás natural.
A multinacional anunciou também que em 2014 foram percorridos, no total, cerca de 250 milhões km com recurso a combustíveis ambientalmente sustentáveis
A empresa assinou recentemente acordos com três grandes fornecedores de combustíveis alternativos – a Neste, o Renewable Energy Group (RGE) e a Solazyme – para o abastecimento de aproximadamente 175 milhões de litros de combustíveis renováveis ao longo dos próximos três anos.
A aposta da empresa em energias ambientalmente sustentáveis e tecnologia de última geração vai permitir uma redução anual de 12% no consumo de gasolina e diesel convencionais até ao final de 2017, ano em que a multinacional espera ter atingido a meta de percorrer aproximadamente 1,6 mil milhões km com recurso exclusivo a combustíveis alternativos.
O relatório destaca igualmente duas tendências globais que as indústrias do transporte e da logística enfrentam: a expansão do e-commerce, que só em 2014 gerou um aumento de 6,8% no volume de pacotes movimentados a nível mundial, e o crescimento da urbanização.
Os envios potenciados pelo e-commerce são tipicamente B2C, registando um menor número de embalagens por paragem quando comparadas com as entregas B2B. Isto leva a que as transportadoras percorram distâncias maiores para fazer entregas menores, consumindo assim mais combustível. Por outro lado, a população global tem vindo a concentrar-se cada vez mais nas áreas urbanas, o que se traduz num maior congestionamento do trânsito e no aumento do ruído e poluição nas cidades.