Trilho Saloio completa a venda do seu olival no Ribatejo e foca atenção na produção de nozes

A Trilho Saloio, empresa que atua no setor agrícola Ribatejano, anunciou a venda de cerca de 180 hectares de olival localizado em Alcanhões, Santarém. Esta transação marca uma redefinição estratégica da empresa, que agora focará 100% da sua atenção na produção de nozes de qualidade na região centro do país. A transação foi assessorada pelo departamento de agribusiness da CBRE.

Segundo João Sanches, CEO da Trilho Saloio, esta operação representa “um momento determinante para a nossa empresa, pois permite-nos dedicar toda a atenção à nossa atividade principal de produção e transformação de nozes para abastecer o mercado ibérico”. A Trilho Saloio detém uma participação do Capital Social da GONUTS- Sociedade Agrícola, S.A., empresa esta que se dedica ao processamento de lavagem, secagem, calibragem e embalagem de nozes. Para o agricultor, “o setor está em franca recuperação com a subida gradual dos preços e o aumento do consumo. É uma oportunidade única para colocar esta região de excelência na mira dos principais compradores e consumidores europeus deste fruto seco”.

Esta transação é “particularmente relevante” por ser um dos primeiros investimentos institucionais em culturas permanentes na região do Ribatejo. Para Manuel Albuquerque, Head of Agribusiness para o Sul da Europa da CBRE, “é um passo importante para a região e a confirmação de que Portugal não se limita apenas ao Alentejo e ao Alqueva, que apesar de ser o principal hub agrícola nacional, é já um destino muito concorrido para este tipo de investidores. O investimento institucional tem-se diversificado tanto em culturas como em regiões, e Portugal continua a ser um mercado muito atrativo”.

A operação foi concluída com a Aggraria, detida pelo fundo de pensões canadiano OTPP, cuja venda já havia sido assessorada em 2022 pela CBRE. Segundo Rita Barosa, CEO do grupo: “Este investimento faz parte de um caminho de crescimento natural da empresa e é o primeiro investimento numa região com muita tradição na produção de azeite. Continuamos focados em crescer no olival, onde atualmente temos cerca de 7000 hectares de área sob gestão.”

O interesse dos investidores nacionais e internacionais pelo setor agrícola na Península Ibérica tem aumentado significativamente, segundo a CBRE. Nos últimos anos, o número de transações tem crescido, com a maior parte do volume de investimento concentrado nas regiões de Alqueva e Andaluzia. “Entre 2022 e 2024, o investimento total na Ibéria atingiu €4.100M”, diz a empresa. “A profissionalização do setor agrícola tem facilitado a entrada de investidores institucionais. O setor atrai a comunidade investidora devido às rentabilidades atrativas e à possibilidade de desenvolver portfólios diversificados, minimizando a volatilidade e reduzindo a relação risco/retorno das carteiras”.

 

Written by