Taylor’s Port optimiza logística e plataforma tecnológica

taylorsport

taylorsportTaylor’s Port optimiza logística e plataforma tecnológica

24 de fevereiro de 2015

A Taylor’s Port, uma das mais antigas casas de comércio de vinho do Porto, pertencente ao The Fladgate Partnership, decidiu recentemente em modernizar a sua plataforma tecnológica. A empresa optou pela implementação do SAP Business Suite.

 

De acordo com a informação divulgada pela SAP, a Taylor’s Port é pioneira em Portugal no uso de um sistema ERP para a gestão de todo o processo vinícola. Desde a vinha até ao processo produtivo do vinho do Porto, a gestão de toda a componente operacional e administração do negócio da empresa assenta em ferramentas SAP.

A empresa está sediada em Vila Nova de Gaia e na região do Douro, estando envolvida em todas as fases da produção dos seus vinhos, desde o plantio da vinha e cultivo das uvas à elaboração, envelhecimento e engarrafamento dos diferentes lotes. Actualmente, 93% das vendas do grupo destinam-se à exportação.

A especificidade da actividade vinícola, aliada a um crescimento sustentado de negócio, levaram a Taylor’s a “avaliar as mais-valias de adopção de um sistema ERP integrado, que lhe possibilitasse compreender e analisar melhor os factores que influenciam o seu negócio e assim poder tomar decisões estratégicas mais informadas, bem como garantir um controlo e rastreabilidade total sobre a vertente operacional – a produção de vinho”.

Com implementação de uma solução SAP – o SAP Business Suite – a Taylor’s Port passaria a “contar com um sistema para gestão de uma área tão específica como as vindimas, responsável pelo controlo total dos processos, desde a área administrativa até à área mais técnica do negócio”.

Após uma análise ao mercado na procura de soluções globais de sistemas ERP, a Taylor’s Port decidiu optar por uma solução da SAP: o SAP Business Suite. A IBM Portugal e a SoftINSA, uma empresa do grupo IBM, demonstraram cumprir estes requisitos e ter os recursos e as competências necessárias para ajudar a levar este projecto pioneiro a bom porto.

A implementação do SAP Business Suite na Taylor’s Port foi acompanhada por uma equipa de cerca de 30 consultores da IBM Portugal, da área de Global Business Services. Uma vez implementado o projecto, coube à SoftINSA, uma empresa do grupo IBM, as tarefas de desenvolvimento e manutenção do sistema de informação.

A plataforma SAP está encarregada de gerir todo o processo vinícola, desde o início do ano agrícola, com toda a gestão e controlo de trabalhos nas vinhas das quintas do grupo (horas por trabalhador, equipamentos e produtos utilizados), passando pela vindima e processo de entrega das uvas, gerindo os custos e a qualidade das uvas produzidas, até à própria vinificação, controlando rigorosamente todo o processo técnico de criação do vinho. A rastreabilidade é total, de uma ponta à outra.

O SAP Business Suite assume-se como “uma ferramenta vital e transversal ao funcionamento da Taylor’s Port, fazendo a gestão de processos como: produção de vinha nas quintas; gestão dos stocks em armazém e garrafeiras; engarrafamento e controlo de qualidade; logística e gestão do produto acabado; marketing e vendas; área financeira, recursos humanos e análise de informação”.

Para o futuro, o grupo tem já alinhado para um projecto de automatização de armazéns com a implementação do SAP Warehouse Management, com vista a optimizar o espaço disponível e a agilizar os processos logísticos.

Written by