Sonae MC investe 50 milhões nos centros de distribuição da Azambuja e Maia

A Sonae MC inaugurou ontem o novo edifício do seu Centro de Distribuição na Azambuja. Com 235 mil m3 trata-se do maior entreposto refrigerado em Portugal. Esta expansão permitiu criar 300 novos postos de trabalho e vai aumentar a capacidade e a rapidez de abastecimento às lojas Continente da região Centro e Sul do país. O projecto resulta de um investimento da Sonae MC de cerca de 50 milhões de euros na expansão dos entrepostos da Azambuja e da Maia, este último previsto para 2022.

Com um total de 70 mil m2, o Centro de Distribuição da Sonae MC na Azambuja permite receber e armazenar produtos do país inteiro, sem perderem a frescura, e distribuí-los por todo o Centro e Sul de Portugal Continental, Madeira e Açores. Diariamente saem mais de 9000 paletes de produtos para abastecer as lojas Continente.

O projecto de ampliação do Entreposto da Azambuja inclui a integração do novo Centro de Pescado, que recebe toda a operação que se encontrava em Santarém e aumenta a capacidade de abastecimento. Integra ainda a nova unidade de acondicionamento e preparação do peixe refrigerado (incluindo bacalhau salgado). O objectivo da Sonae MC é concentrar o envio dos produtos frescos das lojas sul do país no mesmo local, recolhendo os produtos frescos de madrugada e entregando os pedidos das lojas em 24h.

O novo entreposto foi construído com preocupações sustentáveis, desde o design à manutenção, passando pela construção e operação, permitindo a certificação internacional LEED Gold (Leadership In Energy & Environmental Design) pelo United States Green Building Council, uma das mais reconhecidas entidades mundiais de Certificação de Projectos Imobiliários Sustentáveis. Está ainda equipado com sistemas de refrigeração e isolamento «mais eficientes em termos energéticos e mais amigos do ambiente». A entrega conjunta de produtos frescos, permite fazer menos 20% de entregas às lojas, uma redução de 1.400.000 km percorridos por ano e o equivalente a uma poupança de 1.100 toneladas de CO2 por ano.

No desenho do edifício estão também reunidas as condições necessárias para a implementação de sistemas automatizados que poderão vir a tornar-se uma realidade num futuro muito próximo.

Com 6.900 painéis, uma potência de 3MWp e uma produção anual de 4GWh, a Sonae MC, através da Elergone Energia, assegura 30% da potência da central fotovoltaica da Azambuja. Com 20 mil m2 de área, esta é uma das maiores centrais de autoconsumo em cobertura na Península Ibérica e evita, anualmente, a produção de mais 1000 toneladas de CO2.

Miguel Águas, administrador da Sonae MC, explica que: “a expansão do Entreposto na Azambuja suporta decisivamente o reforço da nossa posição de líderes de mercado, dando melhor resposta aos nossos clientes, fornecedores e colaboradores. Com este novo edifício conseguimos melhorar as condições em que mais de 1100 pessoas aqui trabalham, através da melhoria das condições ergonómicas das suas funções e da qualidade das zonas sociais. Permite-nos ainda um maior volume de produção, rapidez e frescura na entrega às nossas lojas e garante uma melhoria substancial da sustentabilidade na operação, evitando a produção de mais de 2000 toneladas de CO2, entre produção eléctrica e optimização de rotas de transportes”.

Nos últimos 10 anos, o volume de negócios da Sonae MC cresceu ao ritmo de 5% ao ano, resultado do aumento de vendas nas lojas actuais e na expansão através da abertura de novas lojas. A Sonae MC tem hoje mais de 1.000 lojas entre Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia, Continente Online, Meu Super, Go Natural, Bagga e outros formatos adjacentes.

A logística da Sonae MC é constituída por 5 entrepostos, com 200 mil m2 de área e onde trabalham 2.500 colaboradores. Circulam anualmente 300 milhões de caixas, que são entregues a cerca de 1300 lojas em Portugal.

Written by