Sistema automático de armazenagem de chapas metálicas garante processos eficientes

A Gebr. A Blum GmbH, empresa especializada no trabalho de chapas de metal e na produção caixas de ditribuição elétrica, decidiu construir uma nova fábrica na cidade alemã de Hettenleidelheim, de forma a criar espaço para um crescimento futuro. Para isso, investiu em tecnologia de armazenagem moderna. A empresa agora armazena peças de chapa metálica e peças acabadas num sistema de armazenamento em linha UNILINE da KASTO, o que permite “poupar” espaço valioso. O sistema garante o manuseamento seguro e fiável de materiais e o fornecimento eficiente das máquinas conectadas de estampagem e corte a laser.

Hoje, a Blum fornece um grande número de clientes em áreas como engenharia mecânica, engenharia de sistemas e robótica. O seu portfólio inclui peças individuais, pequenos lotes, grandes lotes e conjuntos completos.

No entanto, o sucesso contínuo da empresa criou um problema: com o passar do tempo, a localização existente já não oferecia espaço suficiente. “Quando a empresa foi fundada, as nossas instalações ficavam na periferia da cidade, mas ao longo dos anos foram cercadas cada por áreas residenciais”, diz o director Jörg Neu, que assumiu a empresa em 2003. ” Os camiões maiores estavam a ter cada vez mais dificuldades em entrar e sair. Além do mais, as instalações mostravam cada vez mais a idade e não tinham altura interior suficiente para máquinas novas e maiores. ” Assim, a Blum decidiu mudar para um novo local, a fim de obter capacidade adicional para aumentar sua produção.

 

Novo local com tecnologia de armazenagem de última geração

Em 2016, surgiu uma oportunidade no extremo norte de Hettenleidelheim. Juntamente com a empresa parceira WS&M, a Blum ergueu dois edifícios numa área de 25.000 metros quadrados. Os edifícios disponibilizaram um total de 4.000 metros quadrados de espaço de produção, suficiente para fabrico a laser, dobragem, soldagem manual e robótica, montagem de grupos de componentes e produção de caixas de ditribuição. A empresa também planeou expandir a sua capacidade de armazenagem, mas a dimensão não foi a única preocupação. “Para nós ficou claro desde o início que tínhamos que fazer uso de novas tecnologias”, diz Neu.

Na antiga localização, as matérias-primas – chapa de aço, aço inoxidável e alumínio – foram armazenadas num armazém servido por empilhadores. Os trabalhadores transferiram a chapa de metal para o equipamento de fabrico manualmente – “um processo trabalhoso e demorado”. “Para cortar custos, queríamos simplificar e automatizar esse trabalho”, diz Neu. O responsável já tinha aprendido com uma empresa parceira sobre os sistemas de armazenagem oferecidos pela KASTO Maschinenbau GmbH & Co. KG. A KASTO, uma empresa familiar com sede em Achern, Alemanha. “Descrevemos os nossos requisitos à KASTO e a outros fabricantes”, lembra Neu. “Para nós, não só era importante ter uma boa qualidade e uma boa relação qualidade / preço, queríamos também ser independentes do nosso fornecedor de máquinas para trabalhar com metais. A KASTO levou em consideração todas as nossas necessidades e encontrou uma solução perfeita para nós. Isso foi decisivo “.

 

Armazenamento e recuperação de chapas com o apertar de um botão

A KASTO implementou um sistema de armazenamento em linha UNILINE automático para a Gebr. Blum. Com uma altura de oito metros, tem espaço para até 686 paletes que podem conter chapas de até 3.000 x 1.500 milímetros. As chapas são armazenadas numa estação com um carruagem em carris longitudinais na frente do armazém. Quando as pilhas são entregues, os funcionários usam empilhadores para as mover para as paletes do sistema. Uma máquina de armazenamento e recuperação (SRM), de seguida, leva-os automaticamente para um local de armazenamento gratuito. O sistema integrado de gestão de armazéns KASTOlogic permite aos utilizadores ver a localização das paletes e materiais em todos os momentos. “Os funcionários inserem os dados do material no painel de operação quando o material é armazenado, somente uma vez”, explica o project manager da KASTO, Markus Füller. “A interface gráfica intuitiva torna isto muito fácil.”

No interior, na frente do armazém, há outras sete estações com vagões de transporte lateral para a remoção e devolução de material. Existem também duas máquinas de processamento de metais. A mais antiga das duas, uma máquina de corte a laser fabricada pela TRUMPF, já estava em uso no local anterior e é alimentada por uma ponte rolante operada manualmente. No entanto, quando é necessário um novo material, os funcionários podem solicitá-lo apenas pressionando um botão. A palete chega automaticamente numa questão de segundos. Uma máquina recém-adquirida de estamparia e corte a laser, que pode funcionar sem supervisão, também está conectada ao sistema de armazenamento. As unidades de sucção a vácuo removem as folhas que foram retiradas do armazenamento e alimentam automaticamente a instalação. “Isto poupa tempo, reduz a carga sobre os nossos trabalhadores e protege-os de lesões”, diz Neu. As peças que foram cortadas pela máquina são automaticamente colocadas de volta numa palete do sistema.

 

Software do armazém está conectado ao sistema ERP e ao controlador da máquina

O sistema de armazenamento UNILINE é especialmente projectado para a entrega efetiva de material a máquinas de metalurgia. O software flexível KASTOlogic pode conectar as máquinas ao sistema, independentemente do fabricante. A instalação de armazenamento faz o uso ideal da altura da sala disponível. Graças ao seu design fino e às pequenas dimensões de abordagem do SRM, ocupa muito pouco espaço. O SRM é equipado com drives extremamente dinâmicos para acesso rápido e directo ao material. O design modular do sistema de armazenamento permite que ele seja perfeitamente adaptado às necessidades do utilizador. Por exemplo, vários tipos diferentes de carruagem estão disponíveis para armazenamento e recuperação, e existem unidades adicionais de transporte e separação de pedidos. “Também projectamos o nosso software para integrar as nossas soluções num fluxo de material uniforme”, diz Füller. A KASTO também conectou o armazém ao sistema ABAS ERP da Blum e à unidade de controlo da máquina de estamparia e corte a laser, para garantir um uso fácil e permitir operações após o horário de trabalho sem presença da equipa.

O armazém entrou em operação em abril de 2017. Os funcionários da Gebr. A Blum foi completamente treinada pelos especialistas da KASTO para familiarizar a equipa com o novo sistema. Desde então, o sistema foi operado sem problemas. “Se alguma vez existisse um mau funcionamento, poderíamos corrigi-lo online e rapidamente por meio da manutenção remota”, explica Füller. O director administrativo Jörg Neu está totalmente satisfeito: “A KASTO fez um óptimo trabalho – o armazém funciona perfeitamente e proporcionou-nos ganhos significativos em velocidade, eficiência, transparência e segurança”. Actualmente, a empresa está em operação com dois turnos. Quando a máquina combinada de estamparia e corte a laser estiver conectada, poderá funcionar após o horário de trabalho sem precisar de pessoal.

 

Capacidade para crescimento futuro

Cerca de 250 dos 700 compartimentos de armazenagem da Gebr. Blum estão actualmente cheios, por isso ainda há muito espaço disponível. Há duas razões para isso, explica Neu: “Primeiro, também estamos a planear armazenar peças acabadas, com diferentes dimensões. O sistema de armazenamento UNILINE torna isso possível graças à sua gestão dinâmica da altura da prateleira”. A outra razão é que a empresa está focada num forte crescimento e já criou a capacidade necessária. “Afinal, não queremos mudar-nos novamente muito em breve”, diz o managing director.

Written by