Os portos portugueses de Sines, Leixões e Lisboa estão entre os 200 maiores portos de contentores do mundo, face ao movimento anual registado no último ano. Nos primeiros lugares do ranking encontram-se os portos de Xangai, Singapura e Shenzhen.
Segundo o estudo revelado, recentemente, pelo jornal “Transporte XXI”, ao qual a Logística Moderna teve acesso, o porto de Sines encontra-se na 92ª posição, tendo subido nove lugares na tabela. Já o porto de Leixões sobe duas posições, passando da 153ª posição para 151ª. Por fim, o porto de Lisboa abandona a 163ª posição e passa para a 179ª.
Relativamente aos portos espanhóis importa salientar as posições dos portos de Algeciras e de Valência, em 28º e 29º lugar, respectivamente.
Em termos globais, os 200 maiores portos do mundo movimentaram em 2016 cerca de 624 milhões de TEUS, mais 2,1% que em 2015. A China, com sete dos dez maiores portos do mundo, mantém uma posição destacada ao nível do comércio global. Em termos globais, por países, a China é seguida pelos Estados Unidos, Singapura, Coreia do Sul, Malásia, Emirados Árabes Unidos, Alemanha, Espanha, Formosa e Japão.