Sabe fazer da sua marca uma ideia marcante?
Marta Gonçalves, managing partner, Say U Consulting
Num sector em que a personalização da oferta se torna um dos fatores de diferenciação fundamentais na atuação de uma marca, a relação estabelecida com o público tem também de viver de uma abordagem específica, direcionada e adequada a objetivos e a necessidades concretas.
Em Comunicação esta aproximação ao público é conseguida com a criação de uma estratégia que integre as metas da organização, a resposta esperada por parte do público e a identificação de elementos originais que tornem o discurso interessante e apelativo.
Regra geral, ao marketing associamos uma estratégia desenhada para comunicar marcas, produtos ou serviços no mass market, com uma abordagem de caráter abrangente e com um público identificado de âmbito alargado. Mas para sectores especializados, como é o caso da Logística, a comunicação a desenvolver e os instrumentos a utilizar precisam de ser orientados.
Esta é a primeira constatação numa estratégia que se queira devidamente compreensiva, começando por pensar que eixos vão fazer parte da comunicação a realizar. Num sector dominado por conceitos de rapidez e agilidade, de personalização de serviço e de exigência da atividade desenvolvida, estes eixos constituem fatores de criação de um posicionamento claro.
Existem, ainda, diversas empresas com dificuldades em passar as mensagens desejadas para os seus públicos. A ausência de orientação para objetivos e resultados bem definidos é a principal falha nas estratégias traçadas por muitas empresas nacionais, facto que poderá resultar em frustração, conflitos e resistência à adoção de novas estratégias.
Este desejo de posicionamento, ou de reposicionamento perante a forma como nos apresentamos no mercado, existe e torna-se o ponto de partida do modo como várias organizações percecionam a Comunicação e fazem uso da mesma. Exemplo dessa dinâmica no mercado é o reposicionamento que nos encontramos atualmente a desenvolver com a GO>Express, enquadrada no processo de rebranding da marca.
O Marketing e a Comunicação são elementos essenciais à criação e ao desenvolvimento de uma estratégia competitiva, ao possibilitar criar um impacto real na condução de negócio.
Mais do que meras ferramentas que nos possibilitem tornarmo-nos visíveis em meios especializados, à Comunicação deve ser conferido o papel de suporte a uma estratégia de negócio global.
Para tal, torna-se fundamental pensar em novas abordagens, tendo em vista soluções específicas e adaptadas às especificidades de cada organização e que se revelem a resposta mais adequada para a interrogação: Como vamos comunicar? Não se esqueça que na hora do cliente escolher, a história que envolve a organização pode fazer toda a diferença.
Marta Gonçalves
Say U Consulting | Managing Partner