RFID garante precisão de inventário

A Tyco Retail Solution, empresa dedicada a soluções de segurança e rendimento para o retalho, associou-se a vários grupos do sector com a finalidade de analisar o valor da tecnologia RFID na hora de garantir a precisão do inventário e assegurar a eficiência da loja.

Estas investigações confirmam o uso da tecnologia RFID como a melhor forma de combater os desvios de inventário, aumentar a sua precisão e permitir uma maior visibilidade. Com esta tecnologia é possível ao retalho responder aos novos desafios do comércio.

O IHL Group realizou um estudo centrado no problema do desvio do inventário dentro do sector retalhista. A combinação da ruptura de inventário e o excesso de inventário é um problema que alcança os 1,1 mil milhões de dólares na indústria. Devido a este problema, os retalhistas não podem confiar por completo na disponibilidade do seu stock, o que provoca uma atitude reservada na hora de expor os artigos para venda online e de oferecer a sua opção “comprar online e recolher na loja”. Esta realidade pode por em risco a experiência do cliente, provocando uma perda média de 8,7% no total de vendas.

Segundo o último estudo sobre RFID no sector retalhista, realizado por Kurt Salmon, os retalhistas classificaram como principais necessidades: oferecer maior eficiência aos compradores (55%); obter uma melhor visibilidade de inventário (33%); aumentar os benefícios da operação (30%).

Uma inadequada visibilidade do inventário faz com que seja mais difícil aos retalhistas implementar com êxito iniciativas do comércio unificado, devido à incapacidade de satisfazer de forma rentável a procura dos compradores para poderem “comprar em qualquer lugar e receber o produto em qualquer parte”.

A chave para alcançar a eficiência é ter uma visibilidade total e em tempo real de todos os artigos em loja, mediante a tecnologia RFID. Adoptar esta tecnologia e realizar processos regulares ajuda os retalhistas a prevenir o desvio de inventário, aumentando a precisão até 99%. Com uma maior precisão de inventário, o aumento dos compradores que encontram o produto desejado aumenta, podendo fazer crescer as vendas entre 5% e 25%.

Partilhar este artigo...Share on Facebook0Share on LinkedIn0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Print this pageEmail this to someone