Renault adjudica parte da gestão logística em Portugal e Espanha
18 de Março de 2016
A filial espanhola da DHL Supply Chain fechou um acordo com a Renault, através do qual passa a gerir o transporte e aprovisionamento de peças desde os seus fornecedores até às quatro fábricas da empresa em Portugal e Espanha.
O acordo engloba as fábricas da Renault em Valladolid, Palência, Sevilha e Cacia. O operador ficará responsável pela gestão de 90 operações de carga, com um total de 7.000m3 diários.
O contrato engloba o transporte e gestão de peças, bem como a logística inversa das embalagens vazias para os seus fornecedores de origem.
Este acordo junta-se ao que a DHL mantém com a Nissan desde 1996 e à aliança Nissan-Renault desde 2011, para o transporte de cargas completas, fraccionadas e cross-docking a nível nacional e internacional.
A partir da Control Tower da DHL, na Catalunha, a DHL realizará cerca de 50 operações diárias na zona da Catalunha para a Renault e 40 para a área de Burgos. O que supõe uma gestão de cerca de 7.000m3 entre carga de material e embalagens.
A Renault produz na fábrica de Valladolid os motores diesel K9, os a gasolina H4BT e H5F e os componentes dos motores a gasolina K4, é também assemblado o modelo Captur. Em Sevilha dedica-se à produção de caixas de velocidades. Em Palência é montado o modelo Megane e Kadjar. Já em Cacia (Portugal) são fabricadas caixas de velocidades, bomba de óleo e componentes para outras fábricas.
A Renault Cacia, em Aveiro, ocupa uma superfície de 300.000m2 e uma área coberta de 70.000m2. Em Portugal são pproduzidos vários componentes para motores, nomeadamente bombas de óleo, árvores de equilibragem e outros componenbtes em ferro fundido e alumínio. A totalidade dos produtos destina-se às fábricas da Renault e Nissan de montagem de veículos situadas em países como Espanha, França, Roménia, Turquia, Eslovénia, Brasil, Chile, Marrocos, África do Sul, Irão e Índia. Em 2015, a empresa produziu 562.000 caixas de velocidades, 1,4 milhões de bombas de óleo, sendo que 100% da produção destina-se à exportação.