Protótipos da Fuso Canter ECell em testes nas cidades portuguesas

Protótipos da Fuso Canter E-Cell em testes nas cidades portuguesas

15 de Julho de 2014

Transporta-Go Express, CTT e REN foram as primeiras empresas a receber para testes o novo Fuso Canter E-Cell, a versão 100% eléctrica do veículo comercial produzido na fábrica portuguesa do Tramagal. Àquelas empresas juntam-se ainda as câmaras de Abrantes, Lisboa e Porto.

Dos dez protótipos da Mitsubishi Fuso Canter E-Cell até agora fabricados em todo o mundo, nove foram fabricados em Portugal com o apoio do IAPMEI, através do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico do QREN.

A Transporta-Go Express irá utilizar o Canter E-Cell em entregas porta-a-porta integradas no seu serviço de distribuição em curto raio de acção; a viatura da REN destina-se a transportes na área portuária de Sines; os CTT vão usar o veículo em Lisboa para o transporte entre os seus vários centros de distribuição; a Câmara Municipal de Lisboa vai utilizá-lo para trabalhos de jardinagem e eliminação de resíduos; Abrantes segue o exemplo de Lisboa; já o Porto vai utilizar a sua Canter enquanto meio de transporte entre os vários edifícios municipais.

A Fuso E-Cell torna-se assim no primeiro veículo comercial da categoria que é produzido em pequenas séries, completamente eléctrico, livre de emissões e que se move praticamente em silêncio. Os testes em condições reais de utilização vão decorrer durante um ano.

Segundo a Mistubishi, os oito Canter E-Cell vão ser testados no terreno durante um ano, estes são livres de emissões e praticamente silenciosos. O motor é electrico potente de elevado binário e tem uma capacidade de bateria que assegura uma autonomia superior a 100km. A velocidade máxima do Canter E-Cell, à semelhança de todos os veículos do seu segmento, é de 90km/h.

Para o presidente da Mistubishi Fuso Truck & Bus Corporation, Albert Kirchmann, “o Fuso Canter E-Cell permite-nos mais uma vez realçar a nossa posição de liderança no campo das tecnologias de propulsão alternativas”. 

Os testes que arrancaram na passada semana serão efectuados pelos clientes em condições reais, sendo que as oito unidades do Canter E-Cell têm por base a versão de 3400mm de distância entre eixos e cabine simples Confort. Estão equipados com caixa de carga aberta de 4,3m de comprimento ou fechada de 4,4m.

 A entrega das oito unidades Canter E-Cell a este grupo de clientes portugueses “representa mais um ponto alto neste ano de aniversário da unidade do Tramagal, que iniciou a produção de camiões há 50 anos”. A fábrica portuguesa localiza-se a 150km de Lisboa e é o centro de produção da Fuso Canter na Europa, produzindo, no ano passado, 4.000 unidades. 

Written by