O índice de preços do transporte por camião está a evoluir de forma positiva na Europa, indica o estudo “Transport Market Monitor”, desenvolvido pela Transporeon e pela Capgemini Consulting, o qual demonstra que os preços do transporte aumentaram 17,7% no segundo trimestre deste ano, comparativamente com o primeiro trimestre.
Quando comparado com o mesmo período do ano anterior, os valores agora registados representam um crescimento de 5,1%, o que representa o preço mais alto desde o segundo trimestre de 2015.
Relativamente à oferta de transporte, verificada através da relação entre a procura e a capacidade total, o estudo mostra uma descida de 41,7%. Em comparação com o segundo trimestre de 2016, o índice de capacidade é 25,2% mais baixo. O estudo reflecte também que, durante o segundo trimestre do ano, o índice do preço do gasóleo decresceu depois de quatro trimestre de crescimento, situando-se num nível de 77,7. Este índice é 6,2% mais baixo que no primeiro trimestre de 2017.
Para o director de supply chain da Capgemini, Erik van Dort, “embroa seja normal que o índice de preços recupere depois de um primeiro trimestre tradicionalmente lento em termos de transporte, o aumento de preços de quase 18% é particularmente alto. Será interessante ver se a capacidade continuará tão baixa no terceiro trimestre para evitar a diminuição do preço que tem sido normal nestes últimos anos”.
Já o responsável da Transporeon, Peter Förster, diz que a capacidade de transporte alcançou no segundo trimestre deste ano um mínimo em comparação com os últimos sete anos. Algo que se deve, por um lado, à economia e à crescente escassez de condutores.