Plataforma logística do sudoeste ibérico apresentada em Badajoz

badajoz

Plataforma do sudoeste ibérico apresentada em Badajoz

2 de Dezembro de 2014

A plataforma logística do sudoeste ibérico foi apresentada no dia 28 de Novembro, durante a Fehisport, que decorreu em Badajoz e contou com a participação dos portos de Lisboa, Setúbal e Sines, além de empresas, como a CP Carga.

badajoz

A plataforma logística do sudoeste ibérico, após a conclusão da sua primeira fase, terá uma capacidade mínima de carga e descarga que se vai situar nas 16.500t/dia, o que permitirá a esta infra-estrutura logística equiparar-se a outras zonas logísticas importantes, como Zaragoza ou Cádiz.

As principais obras para se iniciar a construção já foram adjudicadas e o investimento supera os 25 milhões de euros, segundo revelaram as entidades públicas durante a apresentação oficial do projecto, no âmbito da Fehisport.

A plataforma contará com um terminal ferroviário de mercadorias que permitirá e facilitará a intermodalidade rodo-ferroviária: haverá uma estação que cruza de forma paralela a actual linha férrea convencional Madrid-Badajoz-Fronteira portuguesa, com a qual irá ligar em dois extremos, estando também prevista a futura ligação à linha de alta velocidade Madrid-Lisboa quando esta estiver operacional.

O terminal ferroviário da plataforma logística vai dispor de seis vias para entrada e saída de comboios de grande capacidade, bem como três vias para carga e descarga. A infra-estrutura logística terá capacidade para receber por dia até 11 comboios com 700 m e 1.500 toneladas, com uma capacidade de até 1.700 contentores.

Em termos de prazos de execução, o ministério espanhol do Fomento diz que as obras da plataforma podem arrancar no início de 2015, estimando-se o prazo de execução em 20 meses.

Written by