Panamá apresenta estratégia logística ambiciosa

 

O Governo do Panamá apresentou a sua Estratégia Logística Nacional (ELNP) até ao ano de 2030. Durante a apresentação, o ministro da presidência, Álvaro Alemán, explicou que a estratégia tem em vista a consolidação do sector logístico do Panamá, bem como a sua colocação na liderança dos principais índices internacionais do Banco Mundial e do Fundo Económico Mundial e a sua conversão num hub logístico mundial.

A estratégia apresentada inclui a inovação, renovação, distribuição e impulso de projectos de integração logística com o restante território e economia nacional, assim como a formação de capital humano. Entre os principais objectivos da ELNP destaque para a necessidade de prioritizar as actividades económicas e a possível diversificação de novas actividades que permitam a melhoria do aproveitamento das vantagens competitivas do Panamá; identificar os requerimentos de infra-estruturas e terras para que a estratégia se desenvolva de forma sustentável; e, por fim, reforçar o papel institucional, a estrutura organizacional, processos e sistemas necessários.

Também o presidente do Conselho Empresarial Logístico, Demóstenes Pérez, salientou que a estratégia constitui uma nova etapa para o sector privado, já que é um ponto de partida para a diversificação de oportunidades que impulsionam a economia do país.

Segundo o plano, os principais activos do Panamá são o seu posicionamento interoceânico, a elevada conectividade marítima e a conectividade multimodal para o hub aéreo de Tocumen, o que servirá para impulsionar a modernização, institucionalidade pública, novas tecnologias e a formação do capital humano.

Written by