Operações e logística estão entre as cinco competências mais escassas em Portugal

bcsd

bcsdOperações e logística estão entre as cinco competências mais escassas em Portugal

12 de Maio de 2015

Um questionário realizado junto de 47 empresas pelo BCSD portugal – conselho empresarial para o desenvolvimento sustentável identificou as cinco competências mais escassas em Portugal. Entre elas estão as operações e logística, bem como a engenharia tecnológica; comercial, marketing comunicação de informação; ciências económicas e automação.

Segundo o BCSD Portugal, entre 2017 e 2020, estas 47 empresas vão criar entre 7.500 e 11.200 pontos de trabalho.

Ao nível das operações e logística destacam-se a escassez de técnicos de operação logística e responsáveis de entreposto logístico. Nas restantes áreas, destaque para os técnicos de redes, programadores e analistas de sistemas, técnicos de CRM, marketing relacional e ecommerce, gestores de risco e controllers de gestão, técnicos de robótica e programadores de automação.

As 47 empresas que preencheram o questionário empregam 240.000 colaboradores e facturam 67.000 milhões de euros na sua actividade global.
O questionário, realizado em cooperação com o Hay Group, teve como objectivos identificar as competências que são essenciais às empresas para o desenvolvimento do seu negócio num horizonte de três e cinco anos, perceber que tipo de competências vai recrutar, quais as áreas onde o recrutamento é mais escasso no mercado português e como o ensino português está adequado às necessidades de recrutamento das empresas.

Além das competências mais escassas, o questionário identificou ainda as competências críticas para a consecução dos negócios, ou seja, aquelas que são determinantes para o desenvolvimento das empresas e dos seus negócios. As cinco competências críticas identificadas pelas 47 empresas são operações e logística (cadeia de valor), automação, comercial, marketing e comunicação de informação, engenharia de materiais e mecânica e engenharia tecnológica.
Em relação à área de operações e logística, as competências críticas que mais se destacam são a gestão logística, operações e logística e o planeamento industrial.

O estudo procurou perceber também quais as competências comportamentais mais importantes para as empresas. A liderança é a competência comportamental mais escassa entre os profissionais, enquanto a orientação para o cliente e a orientação para os resultados, são as duas competências mais críticas para o desenvolvimento do negócio.

Fazem parte das 47 empresas a ABB, Abreu Advogados, Accenture, ANA Aeroportos, AXA, BPI, BANIF, BA Vidro, Biorumo, Bosch, Cepsa, CGD, Cimpor, Corticeira Amorim, CP, CTT, CUF, Deloitte, EDIA, EDP, Esporão, Everis, Ferpinta, Galp Energia, HayGroup, IBM, Informa DB, Jerónimo Martins, José Mello Saúde, Lactogal, Liberty Seguros, Lidergraf, Lipor, Metropolitano Lisboa, Montepio, Nestlé, Ovo Solutions, grupo Pestana, grupo Portucel Soporcel, PWC, Randstad, REN, Solvay, Sonae, Transtejo, Unicer e Xerox.

Written by